...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Dia Internacional da Mulher: Câmara homenageia presidente da Amicus

Dia Internacional da Mulher: Câmara homenageia presidente da Amicus

 

A Câmara de Vereadores reuniu-se em sessão solene, na noite desta quinta-feira (12), para prestar seu reconhecimento à passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Neste ano, a homenageada especial da data foi a presidente da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (Amicus), Elaine Schuch, que afirmou ter tido uma grata surpresa com seu nome indicado no requerimento de autoria da vereadora Daniela Santos (PDT) e aprovado pela unanimidade dos parlamentares. Antes dos discursos, a pedido da vereadora, Aline Moreira e Liliam Moreira, acompanhadas de Marcos Macedo no violão, entoaram as canções “Campeão” e “Sonho”, que falaram sobre as conquistas e as lutas que empreendemos ao longo da vida.
 
Em seu pronunciamento, Eliane deu destaque  importância da atuação feminina. “Pensar em mulher remete à generosidade, à tolerância, ao ato de agregar que faz parte da nossa essência. Assim, precisamos saber calçar botas de combate na hora certa, mas descalçá-las por sapatinhos de cristal, usando empatia, intuição, sensibilidade e possibilitando, assim, relações honestas e solidárias. Fortalecer a autoestima, lutar por uma dignidade pessoal, ter critérios de escolha em sua vida e principalmente saber o que se quer honra a memória de tantas mulheres que lutaram pela emancipação, ressignificando e atualizando as lutas de cada geração”.
 
Na oportunidade, a homenageada, que também teve participações marcantes no Núcleo Municipal de Cultura e no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (Compahc), falou sobre a construção do Projeto de Lei que visa à instituição e organização do Sistema Municipal de Cultura. “Vereadores, nós, militantes da Cultura, solicitamos o engajamento, informação e sensibilidade à nossa causa quando este Projeto vier a tramitar nessa Casa. Daqui a cinco anos Cachoeira do Sul completará 200 anos e uma comemoração deste porte tem que começar agora e envolver a coletividade, cabendo à cultura papel relevante nesta organização”.
 
Pronunciamentos
 
Na solenidade, diversos vereadores ocuparam a tribuna para homenagear a presidente da Amicus e destacar a importância do Dia Internacional da Mulher. Confira abaixo o destaque dos discursos.
 
Vereadora Daniela Santos, bancada do PDT:
“Nesta noite estamos mostrando o nosso carinho e reconhecimento à Eliane Schuch, pessoa que é, que faz, que pega junto e conhece como ninguém a simpatia, a cordialidade, o amor ao outro, o respeito pelo existir, pela diversidade cultural, refletindo tudo isso no seu trabalho. A Amicus, entidade a qual representa, simboliza singularmente a personalidade de Eliane, sempre presente em atividades que enriquecem a alma e o corpo de uma sociedade”.
 
Vereador Vinícius Cornelli, bancada do PT:
“Nesta data comemoramos os muitos avanços para as mulheres, como o direito à voto, políticas e serviços públicos e , principalmente, no combate à violência, com a Lei Maria da penha em 2006 e Lei do Feminicídio, sancionado no último 9 de março, que  coloca o assassinato de mulher por razões de gênero nas hipóteses de homicídio qualificado e no rol dos crimes hediondos. Tais avanços são frutos de muita luta, mas também deve ser creditados à presença da primeira mulher à frente da presidência da República, que legitimou em seu discurso a luta contra a discriminação da mulher. E homenageada desta noite, Eliane Schuch, representa as mulheres de Cachoeira do Sul. Aquelas que ajudam a construir a nossa história, que levam o nome de nossa cidade para além das nossas fronteiras e , mais do que isso, representam a força, a determinação e a sensibilidade de todas as cachoeirenses”.
 
Vereador Marcelo Figueiró, em nome da bancada do PMDB e do PSB:
“Sua história se encerra em si mesmo e não precisa de adjetivos, sinônimos ou comparações. É uma vida concreta, sólida e real na defesa da arte, da cultura, do conhecimento e dos dotes artísticos. Que significativo que a homenagem ao Dia da Mulher sejam em homenagem a uma incentivadora da arte. A arte, palavra feminina, como é a mãe de toda a criação Você, Eliane, é um ótimo sinônimo para a arte, mas certamente também é para a palavra mulher, e, por isso, merece ser homenageada pela Câmara de Vereadores”.
 
Vereador Homero Tatsch, bancada do PSDB:
“Observando a vida profissional e o desprendimento voluntário da nossa homenageada, ficamos tranquilos, pois temos certeza do acerto na escolha da daquela que representa e recebe as homenagens do Dia da Mulher. Elas, que hoje já estão levando para as empresas, entidades, e para o setor público o seu jeito de ser, de tocar a vida com seriedade, foco, determinação e delicadeza. Apesar de tudo, ainda vemos mulheres ganhando em média menos do que os homens, vemos o preconceito azedar as relações em ambientes de trabalho e vemos a desconfiança da capacidade segregar a mulher nas equipes produtivas. Por isso, o Dia Internacional da Mulher ainda não é de festa, mas de cobrança e exigência de respeito, companheirismo, parceria e confiança na capacidade de participar de todas as atividades. E esse grito tem que chegar a todas as regiões da Terra, principalmente onde elas são tratadas como uma propriedade ou ser menor”.
 
Vereador Augusto Cesar, bancada do PP:
“Penso que a nossa homenageada Eliane Shcuch detém todos os predicados para receber este reconhecimento. A luta da vida dela talvez seja uma das mais importantes que temos de travar na nossa sociedade. Eliane dedicou sua vida à educação, área em que eu tenho plena convicção que é a partir de onde poderemos ter uma sociedade com menos diferenças sociais. A cultura é outra área em que figura o trabalho de nossa estimada Eliane. Eu confesso que ainda sonho com o dia em que Cachoeira irá incentivar de forma mais forte o maior evento cultural desta cidade e com maior potencial de retorno futuro, que é Feira do Livro. E eu sei que você entende esse meu pensamento, pois foste uma batalhadora pela Feira nos teus tempos de professora. Quero te agradecer por essa batalha, Eliane, e te pedir que continues emprestando tua força e desprendimento para a cultura de nossa cidade”.
 
Presenças

Diversidades autoridades participaram da solenidade, que teve as galerias do Plenário lotadas pelo público. Estiveram presentes na homenagem a solenidade o prefeito Neiron Viegas, a vice-prefeita Marina Carlos, as secretárias Municipal de Governo, Telda Assis, de Educação, Cláudia Vargas, de Trabalho e Ação Social, Fátima Lamb, a coordenadora regional de Educação, Julieta Prestes, além de representantes do Museu Municipal, do Conselho Municipal da Educação, da Coordenaria Regional da Saúde, do Movimento Negro, do Núcleo Municipal da Cultura, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, da OAB/Cachoeira do Sul, do Irga (Instituto Riograndense do Arroz), do SIPROM (Sindicato dos Professores Municipais), do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, do 13º Grupo de Artilharia de Campanha e da Brigada Militar.