Deputado estadual Gabriel Souza discute ações de controle populacional na Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Bombeiro Frankini (PT), e o vereador Marcelo Figueiró receberam, nesta sexta-feira (11), na Câmara de Vereadores, o deputado estadual Gabriel Souza. Também participaram da reunião pessoas ligadas à proteção animal, entre elas lideranças das ONGs Matilha e Pêlo Amigo. Na pauta do encontro estavam ações voltadas ao cuidado e à assistência aos animais abandonados.

Gabriel Souza, que também é veterinário, apresentou alguns dados sobre controle populacional de animais domésticos, que integram as discussões de frente parlamentar formada na Assembleia Legislativa com esse intuito, e que deram suporte ao PL de sua autoria que cria a política estadual para fazer esse controle. O deputado responde uma série de questionamentos sobre organização de ações para castração e chipagem de animais e se dispôs a auxiliar na realização de atividades em Cachoeira do Sul. O vereador Marcelo Figueiró, que ajudou na criação do Matilha, grupo que busca  captar recursos e convênios para o funcionamento de entidades como a ACAPA e SOS Animais, será o interlocutor dessa relação com o deputado.

“Cachoeira do Sul chegou a um estado crítico. São centenas, talvez milhares de animais abandonados nas ruas e em entidades. Temos dar o cuidado que eles merecem e cuidar para que essa população não seja aumentada ainda mais, pois, dessa forma, ficará insustentável. Concomitante a isso, vamos continuar realizando campanhas com a Matilha para que as pessoas não abandonem seus bichinhos. São ações que somadas vão fazer a diferença”, destacou Figueiró.