Cornelli defende a educação inclusiva

Em razão da passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 março, e da proximidade do Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril, que são duas datas muito importantes para os movimentos sociais de defesa de direitos das pessoas com deficiência, o vereador Vinicius Cornelli (PT) apresentou, na sessão ordinária desta semana, um pedido de informações ao Executivo sobre acessibilidade escolar e inclusão nas escolas da rede municipal de ensino. “A educação é um direitoinalienável de toda criança, seja ela uma criança sem deficiência ou com deficiência. Ou seja, todas as crianças em idade escolar têm direito à matrícula na rede regular de ensino pública ou particular, na creche, na pré-escola, no ensino fundamental e no ensino médio”, destacou o parlamentar.

No documento, o vereador questiona o número de alunos com deficiência matriculados nas escolas, a quantidade de salas de recursos multifuncionais com materiais pedagógicos e de acessibilidade implantadas e o quadro de professores que atuam nesses espaços especializados. Além disso, Cornelli também solicita os dados relativos aos investimentos realizados pelo Poder Público Municipal nos últimos cinco anos no sentido de atender as necessidades educacionais especiais dos alunos.

“A socialização e a inclusão da criança com deficiência estão garantidas na Constituição e em leis complentares, devendo ser iniciadas na família e tendo como foco a escola. Já avançamos muito nos últimos anos nesse sentido, porém ainda há a necessidade de rompermos com diversos paradigmas e vencermos preconceitos e barreiras impostas pela sociedade. Por isso, a partir dessas duas datas muito significativas nessa luta, vamos buscar a ampliaçao e a qualificação de programas, ações e políticas públicas para concretizar de fato, em nossas escolas de Cachoeira do Sul, a valorização das diferenças. E que o Brasil caminhe cada vez mais para se tornar uma pátria educadora”, defendeu.