Tribuna Popular: Secretária de Educação fala sobre o Plano Municipal de Educação

Na Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (11) esteve a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Severo Vargas, que ocupou o espaço para divulgar os encaminhamentos do Plano Municipal de Educação. Segundo a secretária, Cachoeira do Sul foi um dos primeiros municípios a constituir o Fórum Permanente de Educação, em julho do ano passado, contando com a representação de 15 entidades.  “O plano que vem sendo construído não é um plano de governo e sim para 10 anos, perpassando, portanto, por mais de um governo. Também não é um plano para as escolas municipais, mas para a educação de Cachoeira do Sul, envolvendo tanto as escolas municipais, como as estaduais, particulares e, também, as instituições de ensino superior”, destacou.

De acordo com Cláudia, a elaboração do Plano Municipal é baseada no Plano Nacional de Educação, que tem 20 metas. “Um dos grandes avanços do Plano Nacional é que até 2016 toda criança acima de quatro anos deve estar na escola. E nós estamos trabalhando para alcançar essa meta, principalmente no meio rural”, disse.

Ainda segundo a secretária, uma das prioridades na construção do plano é a participação popular. “Entendemos que a discussão não deva ser somente para professores, mas para todos os envolvidos - pais, professores, alunos e da comunidade em geral. Por isso, solicitamos que cada uma das 15 entidades que participam do Fórum levem para seus membros os assuntos lá tratados e, também, toda a construção que lá está sendo feita. Nesse mesmo sentido, será realizada nesta terça-feira, 12 de maio, a Conferência Municipal da Educação, com a participação de todos os segmentos da sociedade, e onde iremos referendar e discutir esse Plano Municipal de Educação”.

Trâmites

Por fim, Cláudia Severo explicou que o após a Conferência Municipal de Educação, o plano vai passar, primeiramente, por deliberação no Conselho Municipal de Educação e, na sequência, irá para a Câmara de Vereadores. “De acordo com notícia divulgada hoje, a grande maioria dos municípios no Estado  não vai conseguir cumprir os prazos e nós temos a satisfação e o orgulho de dizer que, sim, Cachoeira do Sul vai conseguir, que nós trabalhamos efetivamente. Estamos trabalhando muito para o plano nos ajude a avançar tanto na questão da inclusão, no sentido de escola para todos, e principalmente na questão pedagógica, buscando que o aluno seja um cidadão pleno, que vai influir na sociedade de Cachoeira do Sul”, finalizou.