Tribuna Popular: Conselheiro do FAPS expõe preocupação com futuro do Fundo

O vice-presidente do Sindicado dos Servidores do Legislativo Municipal (Sinserlegis) e Conselheiro do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS), Jorge Alberto Betat, ocupou a Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (06) para falar sobre os problemas financeiros do Fundo, que têm trazido preocupação aos servidores municipais. “Ainda que muitas pessoas digam que não tem mais solução para o FAPS, eu, particularmente, acredito que tenha solução sim. Mas para isso, deve haver seriedade quando se tratar desse assunto”, disse.

O vice-presidente do Sinserlegis destacou, em seu pronunciamento, o tamanho do problema que o Fundo enfrenta. “Segundo cálculo enviado por atuário contratado pela Prefeitura, o FAPS tem um déficit de R$ 196 milhões. Já o valor do atuário contratado por essa Casa apresentou um déficit de R$ 280 milhões. Isso é muito significativo e preocupante”, alertou.

Também em sua manifestação, Betat criticou o relacionando da Prefeitura com o Conselho do FAPS. “O prefeito está desconhecendo Conselho. O PL 15/2015, que trata de parcelamento de débito da Prefeitura com o Fundo, por exemplo, não passou pelo Conselho. Ele tem apenas a assinatura do presidente do Conselho, mas ele não representa o grupo como um todo”, destacou.

Por fim, o representante da Câmara no FAPS alertou os vereadores da importância de se tomar uma medida efetiva para o Fundo. “Não adianta plano de amortização de R$ 420 mil por ano se o déficit aumento R$ 20 milhões por ano. Não tem eficácia nenhuma. Não estou falando que o governo atual é o culpado, pois essa é uma questão que já passou por várias gestões. Acontece, porém, que ela vem se agravando cada vez mais e precisa de uma ação forte agora. O FAPS é a garantia de aposentadoria dos servidores e tem se tornado uma preocupação muito grande para todos os servidores ativos e inativos. Por isso, peço que todos os senhores vereadores analisem essa questão com muito cuidado”.