História e cultura gaúcha são destacadas em sessão solene

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (17), sessão solene em homenagem ao Dia do Gaúcho. Juntamente com a Ronda Crioula, a solenidade integra as atividades do Legislativo em comemoração à Semana Farroupilha.

A homenagem contou com a presença de tradicionalistas e com a interpretação musical dos jovens Taylor e Tales Bulsing de Oliveira e dos vereadores Augusto Cesar (PP), com a canção “Meu Pago”, e de Cleber Cardoso, com “Ouro dos Arrozais”.

Em seu pronunciamento, o presidente da ATC (Associação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira do Sul), Fábio Garin de Oliveira, lamentou o avançou da doença do mormo, que comprometeu algumas atividades da Semana Farroupilha. “O gaúcho tem no cavalo um animal sagrado. Venho trazer hoje o clamor dos tradicionalistas, do pessoal de rodeio, do pessoal que vive no campo dia e noite, daqueles que sustentam muita gente na cidade trabalhando no campo. Nós precisamos dos nossos cavalos, precisamos que vocês se engajem nessa peleia conosco. Vamos respeitar a decisão das autoridades à risca: em razão do mormo, infelizmente, está cancelado o desfile de 20 de setembro. Peço ajuda de vocês para que possamos provar que essa doença não é tão grave, ou, se for, que consigamos que o Estado nos dê condições de ter um laboratório para enfrentá-la”.

Na sequência, o presidente da ATC destacou a importância do tradicionalista em sua vida. “O CTG fez com que eu fosse um cidadão de bem. Eu tenho uma origem muito humilde e o Movimento Tradicionalista fez com eu passasse longe da droga e de qualquer outro problema que assola a nossa juventude. Por isso e por acredita nesse movimento é que eu trouxe meus filhos aqui do meu lado. Quero finalizar disse que a Semana Farroupilha não é minha, não é do prefeito e não tem qualquer outro dono. É de cada gaúcho que sente orgulho desse chão, que sente o sangue pulsar um pouco mais forte nas veias, nesse tempo ou em qualquer tempo”, disse.

Quatro vereadores representaram suas respectivas bancadas e homenagearam o Estado, o povo gaúcho e a Revolução Farroupilha em seus discursos na tribuna.  Confirma abaixo o destaque dos pronunciamentos:

Vereador Luiz Zimmer (PSB):“Ser gaúcho é bem mais que usar pilcha e tomar chimarrão. Ser gaúcho é sentir orgulho de pisar neste chão, de cultuar nossas tradições e de cantar o hino rio-grandense. Ser gaúcho é, acima de tudo, ter orgulho de dizer: eu sou gaúcho”.

Vereador Marcelinho (PP): “Nós temos orgulho do nosso Estado, cantamos o hino nas escolas e em todos os centros. Muitos estados sequer conhecem o seu hino. O Rio Grande valoriza o seu brasão, valoriza a sua bandeira, valoriza o seu hino. Nós valorizamos isso e vivenciamos a nossa Semana Farroupilha, comemorando 180 anos de orgulho de ter um Estado que luta por seus ideais”.

Vereador Vinícius Cornelli (PT):“A indiada campeira e sem luxo, que dá o sangue pela querência é, na verdade, a maior expressão do orgulho de ser um gaúcho. E o lema dos farroupilhas, escrito na nossa bandeira – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – nos dá a certeza de que, juntos, podemos transformar tais valores em realidade vida, expressa nos sentimentos e na ação de cada gaúcho e gaúcha desse Rio Grande”.

Vereador Marcelo Figueiró (PMDB):“Engana-se quem acha que a Guerra dos Farrapos acabou. Seu ideário vai além e deve ser mantido. Se antes nos levantávamos contra o governo federal porque nos explorava com seu imposto do charque, hoje devemos protestar contra um governo federal que nos cobra uma dívida que consome quase 20% das receitas do nosso Estado. Uma conta de agiota, um saldo devedor que poderia pagar quase um terço dos salários de todo o funcionalismo estadual.