Câmara nas Escolas: alunos da Escola Maria Pacicco aprendem sobre atividades e funcionamento do Legislativo Municipal

Foi realizada, na noite desta terça-feira (05), na Escola Municipal Maria Pacicco, no Bairro Bom Retiro, a segunda edição do Câmara nas Escolas deste ano. A atividade, que busca aprimorar o conhecimento dos estudantes de Cachoeira do Sul sobre a atuação do Legislativo Municipal, contou com a presença dos vereadores Frankini (PT), Luis Paixão (PP), Edson Richa (PP) e Marcelo Figueiró (PMDB) e com a participação da diretora Sandra Mara Peixoto e de cerca de 60 professores e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O evento teve início com a visualização do vídeo institucional do Legislativo cachoeirense, que relata a história da Câmara de Vereadores, seu funcionamento e suas funções. Na sequência, o diretor da Casa, Roger Zahn, explicou sobre a separação dos poderes, apresentou algumas noções de direito municipal, especificou as funções administrativa, legislativa, fiscalizadora e julgadora do Legislativo, exemplificou os diversos mecanismos de participação popular da Câmara e falou sobre o processo legislativo. Posteriormente, também foi distribuído o gibi que a Câmara produziu no final de 2014, que explica o funcionamento do Legislativo.

Após as explicações, os alunos questionaram os vereadores sobre diversas questões, como importância do voto, participação política e programas públicos. Na oportunidade, a comunidade escolar também falou sobre alguns problemas do Bairro Bom Retiro e necessidades da Escola Maria Pacicco. “Utilizando do nosso poder de assessoramento, iremos apresentar esses pedidos em nossa sessão ordinária e, também, buscar e pressionar junto aos órgãos competentes as melhorias requeridas”, garantiu o presidente da Câmara, vereador Bombeiro Frankini.