Vereador Richa quer punições à Corsan

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira uma indicação do vereador Edson Richa (PP) onde ele cobra punições à Corsan pelo mais recente episódio de falta de abastecimento de água em Cachoeira do Sul. A falta de água que durou dois dias, de domingo a esta terça-feira, na maior parte da cidade, e que permanece em algumas regiões, é considerada um absurdo pelo parlamentar e requer uma ação incisiva por parte do governo.

Na indicação apresentada à Procuradoria Jurídica do Município, o parlamentar lembra que é dever do Município, definido na minuta de contrato com a estatal e na lei que aprovou a celebração do contrato, zelar "pela boa qualidade do serviço prestado e solucionar queixas e reclamações dos usuários". Richa lembra que na cláusula 29ª, são previstas advertência, multas e contrapropaganda em caso de descumprimento do contrato.

ATITUDE – O vereador cobra ainda que a Prefeitura reúna-se com a presidência da Corsan e exija que a empresa possua planejamento para situações de risco, como as ocorridas recentemente. “O drama vivenciado pelas famílias cachoeirenses nos últimos dias, em meio a essa incerteza de ter água em suas torneiras, não pode se repetir ainda mais em uma cidade que conta com o Jacuí ao lado”, entende o parlamentar.

Richa lembrou a demora na Corsan para instalar definitivamente o gerador de energia no ponto de captação de água, uma das medidas que teria evitado a interrupção do abastecimento. Desde 2010, quando foram comprados os três geradores, a estatal ainda não fez os procedimentos necessários para o funcionamento do gerador.