Novo Presidente da AL tem reunião com Figueiró para debater ações de 2015

O Presidente recém empossado da Assembleia Legislativa, Deputado Edson Brum, convidou o vereador Marcelo Figueiró para discutir  algumas ações do parlamento em 2015. A reunião contou com a participação do Assessor Parlamentar Luciano Figueiró, que também é ex-vereador e presidente do PMDB local.

Na reunião Edson informou aos correligionários o interesse de realizar algumas ações similares as desenvolvidas quando os irmãos Figueiró presidiram a Câmara da Cachoeira.  “Quero organizar um programa onde o presidente da Assembleia visite as principais Escolas do Estado para explicar aos estudantes como funciona o parlamento gaúcho, levar informações sobre a conjuntura política e responder perguntas, aproximando a AL dos jovens”, salienta Brum. A ideia é utilizar o projeto de resolução que regra o programa Câmara nas Escolas, do legislativo de Cachoeira do Sul, implementado no segundo mandato de Luciano Figueiró na presidência da Câmara, para servir como base desta nova ação da AL.

Outra ação discutida foi o projeto Deputado por um dia, que leva estudantes para simular o papel de Deputado Estadual na AL, em Porto Alegre. Neste quesito o vereador Marcelo Figueiró propôs que a AL crie uma nova modalidade do programa, reunindo Câmaras Estudantis de todo o Estado para ocuparem uma edição do programa por ano. “Em 2014 já havíamos discutido esta possibilidade com a direção da Escola do Legislativo. Agora, como o presidente do parlamento  tem experiência em atuar com a juventude, poderemos transformar este projeto em realidade. Será um avanço, pois os participantes das Câmaras Estudantis já possuem uma boa experiência sobre processo legislativo e poderão acrescentar muito ao Deputado por um Dia”, finaliza o vereador.

Por fim o Deputado Edson Brum solicitou ao Vereador Marcelo Figueiró uma cópia do Gibi da Câmara lançado no último ano. “Queremos fazer um manual da AL em formato de história em quadrinhos para explicar as ações do parlamento a jovens e estudantes. O material elaborado pela Câmara de Cachoeira serve perfeitamente como modelo para elaborarmos este material”, ressalta o presidente Brum.

Visita a Cachoeira – O deputado aproveitou a reunião ainda para ressaltar seu compromisso com o desenvolvimento de Cachoeira do Sul e reafirmou seu interesse em ajudar em ações como a luta pela conclusão da RS 403 e pela Hidrovia do Rio Jacuí. O presidente do PMDB, Luciano Figueiró, assumiu com o Deputado a responsabilidade de agendar para que o deputado possa visitar as organizações de Cachoeira, que tratam sobre o tema, o mais rápido possível.