Cornelli propõe criação de programa municipal para fortalecimento da cadeia do leite

Em razão da atual crise enfrentada pelo setor leiteiro gaúcho, o vereador Vinícius Cornelli (PT) apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (30), uma indicação ao Executivo para a criação de um programa municipal de fortalecimento da cadeia produtiva de leite. “Na década de 90, Cachoeira do Sul contava com 28 mil produtores de leite. Infelizmente, hoje reduzimos esse número para cerca de 7 mil. Sabemos que os baixos preços pagos aos produtores é umaquestão que envolve o Estado inteiro, mas chegou a hora de buscarmos uma solução para nossa cidade. Temos que criar meios de possibilitar uma assistência técnica adequada para a nossa realidade e oferecer incentivo e fomento à cadeia do leite”, defendeu.

Segundo Cornelli, a criação de um programa específico para os produtores leiteiros deve-se em razão de diversas especificidades. “A cadeia do leite, por exemplo, tem uma remuneração mensal, diferente da produção de grãos, como a soja e o arroz, em que o rendimento se dá na safra. Além disso, nessa produção temos a preponderância da mão de obra da agricultura familiar, que é um segmento da economia que o Poder Público deve estimular, pois ele auxilia no desenvolvimento das localidades rurais e reduz o índice de saída do homem do campo”, destacou.

Beneficiamento

O parlamentar também lembra que, durante seu período no comando da SMIC, iniciou as tratativas com a empresa Miramonte, para que seja instalada uma usina de beneficiamento de leite em Cachoeira do Sul. “Mas não adianta nós termos a unidade se não trabalharmos a cadeia por completo. O beneficiamento é a parte final. Primeiro temos que organizar os produtores e possibilitar assistência técnica, com o devido incentivo e fomento”.

Audiência pública

Engajado na causa, Cornelli irá participar, na próxima segunda-feira, 6 de abril, de audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Leiteira, na Assembleia Legislativa gaúcha. “Nesta semana já conversei com o deputado estadual Altemir Tortelli, que também está envolvido nessa questão e que participa da Frente, e, também, com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, que está chamando os produtores para participar do evento. Vai ser um momento muito importante para discutirmos a crise no setor leiteiro e visualizarmos o cenário atual. Mas é claro que só isso não basta. Temos que pegar esses dados e seguir adiante, construindo políticas públicas efetivas”, finalizou.