Sessão solene do Dia da Consciência Negra será nesta quinta

Solenidade vai homenagear dois ativistas negros

Será realizada nesta quinta-feira (19) a sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra.  A atividade engloba o cronograma do Mês da Consciência Negra do município intitulado “Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha: uma história a ser contada”.

Atendendo requerimento da COMPPPIR (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial) os vereadores aprovaram de forma unânime, na sessão ordinária desta segunda-feira (16), a indicação dos homenageados. Neste ano, serão agraciados os ativistas negros Maria de Lourdes Soares Machado e Júlio Cesar Modesto da Silva.

Maria de Lourdes Soares Machado

Nascida em no ano 1942 em Cachoeira do Sul, viúva e mãe de três filhos, participa ativamente de atividades culturais de nosso município e realiza palestras de conscientização com a temática afro. Como membro do Conselho da Cultura, retornou a organização da atividade com novo nome: “Talentos Negros Cantam seus Amores”, que acontece até os dias atuais. Apaixonada por Carnaval traz em suas memórias histórias e evolução dos carnavais passados e de grupos como Cordão de Ouro, Filhas do Trabalho. Ativista, Maria de Lourdes costuma repetir: “Haverá um dia em que todos terão a consciência de que irmanados fomos gerados no mesmo ventre: da nossa mãe África”.

Júlio Cesar Modesto da Silva

Nascido em 1980 em Porto Alegre,  mudou-se para Cachoeira do Sul no ano de 1983, onde começou seus estudos na E. E. E. F. Angelina Salzano Vieira da Cunha. É casado com Joice Nunes Henrique há 14 anos com quem tem três filhas. Com orgulho, ressalta a grande importância da família e os valores dela advindos. “Acredito que a melhor coisa para o negro é a educação, pois os estudos não distinguem cor, apenas conhecimento. Um pai operador de máquinas e uma mãe dona de casa também podem formar dignos e  honestos filhos, que dão certo e prosperam na vida”, defende Júlio.

Agenda

A sessão solene será realizada nesta quinta-feira, 19 de novembro, no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura (Rua Sete de Setembro, n° 1078, Centro), a partir das 20 horas. O evento é aberto ao público. Os homenageados.