Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Energia elétrica é pauta do Câmara de Convergência

Energia elétrica é pauta do Câmara de Convergência

Foi realizada, na noite desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores, a quarta edição do projeto Câmara de Convergência. O encontro, que foi presidido pelo vice-presidente do Legislativo vereador Daniel Tarasconi, teve como pauta questões relacionadas à energia elétrica fornecida em Cachoeira do Sul.

A reunião teve início com a explanação do presidente da Celetro, José Benemídio Almeida, que apresentou o perfil da cooperativa e discorreu sobre crise energética, problemas políticos que têm afetado o setor, desafios da eletrificação rural, impacto dos tributos e desafios para efetivar o atendimento no interior. “82% dos nossos associados são da zona rural. Mas, para chegarmos até lá temos de enfrentar a precariedade das estradas, acessos estreitos sem acesso caminhões, e todas as dificuldades resultantes de inundações e outros desastres”, destacou.

O presidente do Sindicato Rural, Paulo Schwab, destacou a atuação da Celetro no município e ressaltou sua importância para o setor rural. “Cachoeira do Sul é o maior município agrícola do Rio Grande do Sul e o nosso produtor rural tem uma parceria muito grande com a Celetro. É essa a entidade que coloca luz nas propriedades. Ou seja, nós estamos trabalhando, em grande parte, graças à Celetro”, disse Schwab.
Os 13 vereadores presentes no encontro elogiaram as explicações dos representantes das entidades e ressaltaram a importância de compreender o processo de transmissão de energia elétrica e o peso da carga tributária. Igualmente de forma unânime, os parlamentares criticaram a ausência no debate do poder público e de outras entidades ligadas ao setor. “A ideia era analisarmos questões para encontrarmos um ponto comum no sentido de avançarmos no fornecimento de luz para a comunidade. Infelizmente, a Prefeitura e as entidades que tem relação direta com o tema não estão aqui”, lamentou o vereador Marcelo Figueiró (PMDB), autor do requerimento que deu origem à reunião.

Para marcar o descontentamento, o vereador Cleber Cardoso (PDT), sugeriu a elaboração de uma moção de repúdio à Aneel, AES Sul e CEEE em razão do não comparecimento na audiência. “Teríamos uma série de questionamentos e outras questões muito importantes, principalmente após tudo o que vivemos nas últimas semanas com os temporais. Infelizmente, essas entidades se omitiram”. A proposta foi aceita pelos demais parlamentares e será apresentada na sessão de segunda-feira, 16 de novembro.

Presenças

A reunião contou com a presença dos presidentes da Celetro, José Benemídio Almeida, e do Sindicato Rural, Paulo Schwab, do vice-presidente do STR, Renato Pinheiro, e dos vereadores Marcelo Figueiró (PMDB), Vinícius Cornelli (PT), Marcelinho (PP), Homero Tatsch (PSDB), Cleber Cardoso (PDT), Jeremias Madeira (PSB), Luis Paixão (PP), Valdocir Marques, Daniel Tarasconi (PMDB), Luiz Zimmer (PSB), Julinho do Mercado (PP), Augusto Cesar (PP) e Edson Richa (PP).