Matilha lota a Câmara em sua Assembleia de Fundação

Em torno de 150 pessoas participaram da fundação do Movimento de Apoio Técnico e Interdisciplinar dos Laços Homem e Animal, a ONG Matilha, que vinha sendo articulada pelo vereador Marcelo Figueiró desde o inicio do ano. A assembleia de Fundação lotou a Câmara de Vereadores e contou com a participação de membros de outras ONGs como a ACAPA, a SOS ANIMAIS, os Rotaries Club, o Sindicato Rural e o Movimento Green Peace. Além destes também compareceram veterinários, proprietários de lojas de animais, estudantes, e defensores da causa animal. Alguns chegaram a levar seus bichos de estimação. Na ocasião foi aprovado o Estatuto da MATILHA e eleita a primeira executiva que coordenara a ONG até 2017. A Matilha pretende ser uma entidade de Defesa Animal que reúna profissionais de diferentes áreas para elaborar projetos de captação de recursos a favor dos bichos, bem como para desenvolver campanhas educativas e de conscientização sobre o cuidado aos animais.

Conforme o vereador Figueiró foi uma alegria ver a casa cheia pelos militantes da defesa animal. “É muito gratificante quando fizemos uma proposta e ela é absorvida de tal forma pela sociedade. Meu papel na formação da Matilha foi apenas dar as primeiras orientações e entregar a ideia para um esforçado grupo de voluntários. Eles passaram a se preocupar com a organização e mobilização e garantiram o bom publico de defensores dos animais na Assembleia. Agora caberá a eles tocar a entidade que será fundamental para auxiliar outras ONGs na elaboração de projetos e na realização de campanhas educativas como a contra aos maus tratos aos bichos. Nosso papel como ente público será auxiliar, óbvio, mas deixar a coordenação da ONG integralmente com eles para que possam realizar seu papel com independência”, salienta o vereador.
Além de aprovar o seu Estatuto por unanimidade dos presentes, a Assembleia da Matilha também elegeu sua primeira executiva que é composta por Advogados, Professores, Profissionais de Saúde, Corretores de Seguro, Contabilistas, Construtores, Publicitários e Comunicadores, entre várias outras profissões. Veja abaixo a executiva que deverá coordenar a entidade até 2017.

Presidente: Marcio Alex Barreto Rodrigues
Vice:  Dilma Machado
1ª Secretaria: Rosane Santiago
2ª Secretaria: Fabiene Lopes
1ª Tesoureira: Marta Martins
2ª Tesoureira:  Mayara Carvalho
Coordenadoria de Comunicação: Marcelo Figueiró, Anderson Barbosa, Francisco Paganno, Álvaro Germanos
Coordenador Jurídico: Matheus Dabull
Conselho Fiscal:  Waldivia Toledo, Luciane Soares, Samir Boustany

Agora a ONG Matilha deverá encaminhar seus documentos para o devido registro legal para que possa realizar atividades a favor da defesa animal.