Câmara de Convergência: Legislativo promove debate sobre falta de energia elétrica

Devido à falta de energia elétrica na zona rural do município de Cachoeira do Sul e nos bairros da cidade, em razão dos últimos temporais, o presidente do Legislativo cachoeirense, vereador Frankini (PT), juntamente com o vereador Vinícius Cornelli (PT), reuniu-se, nesta quarta-feira (14), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Participaram do encontro a presidente da instituição, Cleudia Camargo, e o vice-presidente, Renato Soares.

“O nosso objetivo, através dessa reunião, é buscar uma forma de articular com os órgãos competentes e resolver, o quanto antes, essa situação”, destacou Frankini. Além disso, o presidente da Câmara ressaltou a importância do STR orientar à população sobre a necessidade de informar a prestadora do serviço sobre a falta de energia. “É fundamental que as pessoas utilizem o mecanismo de torpedo e identifiquem o código do cliente. Somente assim, a agência poderá contabilizar a quantidade de reclamações armazenadas no sistema”, argumentou.

Prejuízos
De acordo com o vice-presidente do STR, Renato Soares, as localidades de Irapuazinho, Estrada da Mineração, Olhos D’Agua e Vila Lobos, no interior do município, estão sem energia elétrica há cerca de oito dias. “Muitas famílias afirmaram precisar de energia para refrigerar medicamentos, como insulina. Esse fator está influenciando diretamente na saúde das pessoas, é inadmissível que essas reivindicações não estejam sendo atendidas”, criticou. A presidente da instituição, Cleudia Camargo, destacou a importância do apoio dos vereadores junto à mobilização da comunidade. “Seria fundamental que os parlamentares aproveitassem essa situação para reforçar seus pedidos e encaminhar documentos referentes ao assunto. Precisamos estar a favor do bem estar da população cachoeirense”, disse.

Câmara de Convergência
O vereador Vinícius Cornelli propôs que o assunto seja discutido no projeto Câmara de Convergência, método que busca reunir os envolvidos em um problema, a fim de almejar uma resolução consensual e satisfatória para todas as partes. A reunião será na próxima quarta-feira, (21), a partir das 9h e 30min, no Plenário da Câmara de Vereadores. Serão convidados a participar do debate representantes da Cacisc, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ucab (através dos presidentes das associações de bairros do município), Comagro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), AES Sul, Celetro e população em geral.