Presidente da Câmara busca agilizar manutenção do Palácio Legislativo

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Frankini (PT), recebeu, nesta sexta-feira (13), o arquiteto Osni Schroeder, profissional responsável pelo estudo de manutenção do Palácio João Neves da Fontoura. Na pauta do encontro, que também contou com a participação do vereador e engenheiro civil Homero Tatsch (PSDB), do diretor da Casa, Roger Zahn, do procurador jurídico André Bessow, do chefe de gabinete Diogo Barcelos e do presidente da comissão de licitação da Câmara, Lúcio Scotta, estava a organização dos próximos passos para os reparos emergenciais no prédio.

No documento de manutenção, finalizado no final de 2014, foram identificadas as patologias do prédio e elaboradas propostas intervenções técnicas. “São sugestões que envolvem desde a parte interna até a fachada e o teto, todas obedecendo as diretrizes de patrimônio histórico”, lembrou Osni.

Com o término do estudo, a preocupação do presidente Frankini é a elaboração dos termos de referência para licitação da empresa que efetuará as obras de manutenção. “O edital de licitação, além das determinações legais, deve conter conhecimentos técnicos, de forma a determinarmos com exatidão o objeto. Como o Legislativo não possui em seu quadro profissional dessa área, iremos conversar com a Prefeitura para verificar se há algum arquiteto disponível para essa função, tendo em vista que o propriedade do prédio pertence ao município. Caso não haja essa disponibilidade, vamos buscar uma forma de contratar um profissional exclusivamente para essa atividade”, explicou.

Envolvido com o projeto, o arquiteto Osni Schroeder se dispôs a auxiliar na elaboração e montagem do edital de licitação das obras. “O meu contrato com a Câmara era realizar o estudo, o que já foi finalizado e entregue. Mas como conheço a dificuldade em realizar intervenções em prédios tombados, me disponho a ajudar nessa etapa que é muito técnica”, destacou. O presidente do Legislativo mostrou-se satisfeito de poder contar com essa ajuda e agradeceu ao empenho do arquiteto. “Todos sabemos a importância histórica e cultural que o Palácio João Neves da Fontoura tem para nossa cidade. Por isso, Osni, agradeço em nome de toda a nossa comunidade”, elogiou Frankini.