Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / José Alberto Schuch recebe título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul

José Alberto Schuch recebe título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul

O médico José Alberto Shuch recebeu da Câmara de Vereadores realizou, na última sexta-feira (7), o título de cidadão honorário de Cachoeira do Sul. Nascido em Porto Alegre no ano de 1945, Dr. Shuch, como é conhecido, formou-se em medicina no ano de 1970 e em dois anos após chega a Cachoeira do Sul para trabalhar no HCB, onde exerceu suas atividades por 37 anos, implantando o serviço de radiologia. “Quando sugeri o seu nome para a concessão desse título, não houve nenhum questionamento. Foi unânime a aprovação”, destacou o vereador Luis Paixão (PP), propositor da homenagem.

Em seu pronunciamento, José Alberto Schuch falou sobre a trajetória de seu trabalho desenvolvido em Cachoeira do Sul. “Quando assumiu o serviço de radiologia do HCB em 17 de maio de 1972 foi bastante difícil. Na época, o hospital dispunha de apenas um aparelho de raio X, muito antigo e em precárias condições de funcionamento, o que dificultava a realização de exames de boa qualidade. Em razão desse e de outros fatores, o serviço de radiologia era desacreditado. Mas não me abati e, como esperava encontrar dificuldades, revisei o arquivo onde estava guardados 35 mil casos raros e interessantes de radiologia e fiz 1.200 slides de casos que considerei ilustrativos. Com esse material, comecei a fazer reuniões com os colegas médicos, mostrando a eles os avanços da radiologia. Após cinco meses, chegou o novo aparelho de raio X, importado da Alemanha, que era o que tinha de mais avançado para a época. E foi assim que, em dezembro de 1972, realizamos aqui em Cachoeira do Sul a primeira mamografia do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Avançando aos poucos, três anos após minha vinda a Cachoeira do Sul, eu já atendia diariamente vários pacientes de cidades vizinhas, transformando o nosso serviço em um polo regional de radiologia. E assim passaram-se 37 anos de atividade no hospital, período em que tive a satisfação e o prazer de atender 792 mil pacientes”.

Paixão, que é técnico e radiologia e que trabalhou com o Dr. Schuch no HCB, elogiou o seu trabalho como médico e destacou a sua compreensão quanto à política do país. “Sei o quanto o Dr. Schuch é discreto em relação à questão política e também o quanto ele é crítico. Ele vive nesta cidade, dentro de uma sala, mas ele consegue ter a percepção de tudo o que está ocorrendo no Brasil. Por muitos anos, ele tinha colado em seu negatoscópio texto falando sobre o quanto o cidadão tem que ser comprometido com seu país”, disse.

O vereador Vinícius Cornelli (PT), por sua vez, ressaltou a atuação do José Alberto Schuch também no meio rural. “O Dr. Shuch é um exemplo de dedicação à comunidade cachoeirense. Além de ser um médico dedicado e comprometido com o paciente, está sempre atento às grandes causas do nosso município. Além disso, como neto de um pequeno produtor, manteve essa ligação com o meio rural e hoje é também um agropecuarista atuante”.

Por fim, o vereador Homero Tatsch (PSDB) enalteceu o homenageado e suas características.  “Com 43 anos de atividade em nossa cidade, o Dr. Schuch registrou o seu nome na história da medicina de Cachoeira do Sul. O legado é de seriedade, determinação, capacidade técnica e profissionalismo. Nossa Cachoeira do Sul já se sente honrada em ter como filho esse homem que, agora se pode dizer para nossa alegria, cidadão cachoeirense”.

Presenças

Além dos vereadores, prestigiaram a cerimônia a secretário de Governo, Telda Assis, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Ronaldo Trojahn, o ex-vereador e atual presidente da APAE, Cláudio Petrucci, a presdiente da AMICUS, Eliane Schuch, a presidente do Compahc, Ione San Martin Carlos, e os representantes da OAB/Cachoeira do Sul, do Rotary Club Integração, da Ulbra/Cachoeira do Sul, do CPERS/Sindicato, do 13º GAC e do Arquivo Histórico Municipal.