Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Homenagem aos 50 anos da CDL

Homenagem aos 50 anos da CDL

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (12), sessão solene para homenagear os 50 anos de existência da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em Cachoeira do Sul. A solenidade contou com a presença do prefeito Neiron Viegas, do Bispo Dom Remídio Bohn, da diretoria da entidade, empresários e demais lideranças da cidade.

Após receber a placa comemorativa da data, o presidente da CDL, Hilton De Franceschi, agradeceu a homenagem e falou sobre o perfil e o foco da entidade. “O nosso papel tem sido apresentar soluções em meio aos problemas. Sobreviver 50 anos em um ambiente econômico nem sempre favorável, enfrentando dificuldades próprias do mundo corporativo e do meio político exigiu de cada um dos valorosos companheiros que nos sucederam, estratégias, cada um a seu tempo. A CDL é uma entidade sem cores partidárias, mas vigilante, não alienada. Deseja estar próxima ao Poder Público para sugerir, questionar, voltada para a construção de uma relação harmônica sem submissão, pauta na confiança. No respeito e profissionalismo”.

O propositor da homenagem, vereador Homero Tatsch (PSDB), que foi presidente da CDL de 2001 a 2004, destacou a atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas em Cachoeira do Sul e sua importância para a classe. “Hoje a CDL tem mais de 400 empresas associadas de todos os setores das mais diversas atividades. As maiores empresas de Cachoeira do Sul e região são sócias, assim como muitas médias e pequenas empresas. Tenho certeza que os olhares dos nossos ex-presidentes da sala de reunião são de satisfação. A CDL tem dado muitos frutos, tem participado da vida de muita gente, tem alavancado muitas empresas e, principalmente, tem ensinado muito daquilo que é necessário para uma feliz e próspera gestão, gerando mais vagas de emprego e impostos, que são tão importantes para a comunidade”.

Além do propositor, outros cinco vereadores representaram suas respectivas bancadas e homenagearam a CDL. Confirma abaixo o destaque dos pronunciamentos:

Vereador Luiz Zimmer (PSB) – “Desejamos dias melhores e impostos justos, mas só havendo união isto será conquistado e isso a CDL tem de sobra. É essa união de esforços que fez com que a entidade pudesse estar aqui hoje comemorando 50 anos”.

Vereador Vinícius Cornelli (PT)– “Além do apoio e suporte à classe empresarial, a CDL tem sido protagonista também na defesa de pautas políticas importantes, sem mencionar a contribuição da entidade no desenvolvimento de ações sociais, mediante parcerias com outros segmentos da comunidade”.

Vereador Augusto Cesar (PP) – “Assim como a CDL, nós vereadores trabalhamos todos os dias com o mesmo pensamento. De garantir um impulso para a nossa cidade, o seu crescimento, o seu desenvolvimento econômico, a superação das desigualdades sociais, para que o nosso orgulho de ser cachoeirense seja ainda maior do que somente por termos essa terra como nossa mãe”.

Vereador Marcelo Figueiró (PMDB)– “A CDL começou como Clube dos Diretores Lojistas lá no ano de 1965 e evolui para Câmara de Dirigentes Lojistas. A entidade mescla as palavras Clube e Câmara na sua trajetória e na sua ação histórica. Supreendentemente vai além disto e constituiu-se num pilar fundamental na organização das forças vivas da sociedade cachoeirense”.

Vereador Cleber Cardoso (PDT) – “Parabéns à CDL e ao todos os empresários da cidade. Hoje em dia, uma pessoa que resolve empreender é um corajoso. Na situação em que se encontra o nosso país, infelizmente, tem que ter coragem”.