Cornelli propõe criação de programa para incentivar inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Buscando avançar com as políticas públicas de inclusão social em Cachoeira do Sul, o vereador Vinícius Cornelli (PT) apresentou, na sessão ordinária desta semana, a proposta de criação de um Programa Municipal de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. “A ideia é criar uma ferramenta que possibilite a aproximação entre as empresas e o candidato com deficiência. Temos que lembrar que possuir uma deficiência não faz com que a pessoa seja melhor ou pior que outra. Muitas vezes, em razão da própria deficiência, uma pessoa pode ter dificuldades para realizar algumas atividades, mas ter extrema habilidade para executar outras”, disse.
 
De acordo com o parlamentar, a realização do programa seria possível com a integração do Poder Público com a sociedade. “A transversalidade do tema deverá estar apoiada no planejamento e na execução de ações integradas com todos os órgãos federais, estaduais e municipais, inclusive contando com a contribuição dos Conselhos de Direitos e da Sociedade Civil Organizada”, explicou.  
 
Para Cornelli, a concretização da proposta possibilitaria uma maior autonomia das pessoas com deficiência. “Nos últimos anos, o Brasil tornou-se reconhecido internacionalmente pela mudança de paradigma nas questões relativas às pessoas com deficiência, passando a desenvolver ações que permitam transformar o modelo assistencialista, tradicionalmente limitante, em condições que possibilitem às pessoas com deficiência exercerem a posição de protagonistas de sua emancipação e autonomia. E é justamente isso que buscamos para Cachoeira do Sul”.