Augusto pede evolução do Bolsa Família na cidade

O vereador Augusto Cesar encaminhou pedido de informações à Prefeitura para avaliar o programa Bolsa Família na cidade. O parlamentar reconhece a importância da verba que é repassada às famílias carentes, uma forma de amparo social do governo federal, mas defende a existência de projetos e programas que possam emancipar socialmente esses cidadãos. Assim, Augusto encaminhou pedido para que a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social aponte quantos eram os beneficiados pelo programa nos anos anteriores.

“Hoje, Cachoeira tem 4,3 mil famílias que vivem do Bolsa Família. Se considerarmos o número de filhos por família, teremos pelo menos mais de 10 mil cachoeirenses dependendo do auxílio do governo federal. Isso faz de Cachoeira uma cidade não pobre, mas extremamente desigual”, analisa. Com os números do governo, Augusto espera poder analisar se o Bolsa Família efetivamente tirou cidadãos da linha da pobreza, verificando se houve diminuição nos beneficiários. “O Bolsa Família não pode ser uma ajuda para sempre. Imagine uma mãe que só tem essa renda e trabalha como diarista por exemplo. Seus filhos são obrigados a estar na escola. A perspectiva é que assim possam crescer como cidadãos e no futuro não depender do programa. Daí a importância da educação pública ter qualidade”, comenta o vereador.

QUALIFICAÇÃO – Augusto também lembra a importância de programas de qualificação profissional e de ensino técnico que eram promovidas, bem como a oferta de ensino superior público. “Não basta dar dinheiro apenas a essas pessoas, a rede do poder público precisa funcionar para oferecer condições iguais a todos os cidadãos”, pondera o vereador.