Escola do Legislativo da AL realizará atividades baseadas em programas da Câmara de Cachoeira

Na última semana, o vereador Marcelo Figueiró esteve na Assembleia do Estado, para discutir com a Escola do Legislativo a implantação de projetos que serão baseados em programas da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul. Figueiró participou da reunião a pedido do presidente da AL, Deputado Edson Brum, que solicitou que o vereador colaborasse com a sua experiência para organizar atividades direcionadas a juventude no parlamento Gaúcho. O encontro contou com a presença da Diretora da Escola do Legislativo, Jussara Marchand, e sua assessoria.

A primeira pauta da reunião foi a organização de um programa baseado no “Câmara nas Escolas”, do legislativo de Cachoeira do Sul. Neste projeto a Câmara realiza um encontro dos vereadores e funcionários do parlamento, nas escolas do ensino médio, para propiciar um debate com estudantes sobre o papel do legislativo e da política no momento atual. Ficou decidido que na versão da AL o programa levará o Presidente da Assembleia e outros deputados para visitarem doze escolas em diversas regiões do Estado, durante todo o ano. “Queremos que os deputados realizem debates nas principais Escolas do Estado para explicar aos estudantes como funciona o parlamento gaúcho, levar informações sobre a conjuntura política e responder perguntas, aproximando a AL dos jovens”, salienta o presidente da Assembleia, Deputado Edson Brum.

Para auxiliar nestas reuniões será elaborado um manual que terá como base o Gibi da Câmara de Cachoeira, “Queremos fazer um manual da AL em formato de história em quadrinhos para explicar as ações do parlamento aos jovens e estudantes. O gibi elaborado pela Câmara de Cachoeira servirá como modelo para elaborarmos este material”, ressalta o presidente Brum. O Vereador Marcelo Figueiró entregou a Diretora da Escola do Legislativo cópias do Gibi da Câmara, conforme havia recebido solicitação do presidente da AL anteriormente.

Deputado por um Dia - Outra ação discutida foi o projeto Deputado por um dia, que leva estudantes para simular o papel de Deputado Estadual na AL, em Porto Alegre. Neste quesito o vereador Marcelo Figueiró havia proposto que a AL criasse uma nova modalidade do programa, reunindo Câmaras Estudantis de todo o Estado para ocuparem uma edição do programa por ano. No entanto esta ideia foi modificada, ficando decidido que será organizado um Congresso de Câmaras Estudantis no final do ano reunindo os integrantes de Câmaras Estudantis de todo o Estado. Serão feitas dinâmicas entre as centenas de vereadores estudantis de todo o estado junto as comissões da Assembleia Legislativa. No final do Congresso os vereadores estudantis irão elaborar uma cartilha com as prioridades retiradas destas dinâmicas. A ideia é que o Congresso de Câmaras Estudantis aconteça no mês de Novembro no Plenário Dante Barone.

Para Figueiró “é um orgulho ver programas que foram criados em Cachoeira alcançarem a orbita estadual. Pretendemos auxiliar voluntariamente, durante todo o ano, na execução destas ações”, finaliza o vereador.