Projeto de Richa denomina Zona Industrial

O vereador Edson Richa (PP) apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (14), um projeto de lei que denomina a Zona Industrial I de Distrito Industrial Arno Reinoldo Lermen. “Queremos homenagear um grande homem que, mesmo não tendo nascido aqui, adotou Cachoeira como poucos o fizeram, afirmando que a sorte de sua vida foi ter vindo para essa cidade. No período em que viveu aqui fez a diferença na história do município, dando início ao próprio Distrito Industrial cachoeirense, entre outras importantes ações”, destacou Richa.

Quem foi Arno Reinoldo Lermen

Nascido em outro de 1915, no interior do município de Montenegro, chegou em Cachoeira do Sul no ano de 1962, onde assumiu a gerência do Sul Banco. Aposentou-se de suas atividades bancárias em dezembro de 1969, sendo agraciado com várias homenagens pelo seu dinamismo e visão empresarial e atuação à frente do Banco Industrial e Comercial do Sul.

No governo municipal de Dr. Pedro Germano, foi convidado a ocupar o cargo de secretário da Economia, em cuja gestão foi o idealizador do primeiro Distrito Industrial de Cachoeira do Sul, no início dos anos 1970. Ainda sob sua gestão na Pasta, trouxe a primeira Central de Inseminação Artificial Bovina e a Usina de Pasteurização de Lácteos da Corlac. Também foi o secretário que encabeçou a ideia de uma planta frigorífica, que serviria para o abate de gado do município e região. Arno idealizou, ainda, o segundo distrito industrial de Cachoeira do Sul, junto com o porto fluvial do Rio Jacuí, que não chegou, entretanto, a ser concretizado por seus sucessores. Pelo reconhecimento dos serviços relevantes prestados à comunidade, no ano de 1991, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul.