...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Primeira Frente Parlamentar da Câmara trabalhou pelo desenvolvimento do Polo Logístico de Cachoeira do Sul

Primeira Frente Parlamentar da Câmara trabalhou pelo desenvolvimento do Polo Logístico de Cachoeira do Sul

 

Desde o início deste ano, a Câmara de Vereadores conta com um novo mecanismo que amplia a atuação legislativa: são as frentes parlamentares. Criada nos mesmos moldes das já existentes na Câmara dos Deputados, as frentes parlamentares indicam as prioridades da Câmara em relação às demandas da cidade. As frentes parlamentares não possuem limite de tempo e de membros para o trabalho e contam com a participação de representantes das diferentes bancadas da Casa.
 
Composta pelos vereadores Marcelo Figueiró (presidente da Frente), Vinícius Cornelli (secretário da Frente), Augusto Cesar, Daniel Tarasconi, Homero Tatsch, Jeremias Madeira, Marcelo Martins e Frankini, a primeira frente parlamentar da Câmara de Cachoeira do Sul, instalada em março deste ano, buscou facilitar os processos em andamento e indicar novas ações e políticas para o setor da infraestrutura e logística para que o município se solidifique como Polo Logístico Regional.
 
Dentre os focos escolhidos, estão: a Ferrovia Norte-Sul, a Hidrovia Do Jacuí, a conclusão das obras de asfaltamento da RS 403, no trecho entre Rio Pardo e Cachoeira do Sul,  o asfaltamento da Rs 481, no trecho entre Cerro Branco e Sobradinho, a ampliação da duplicação da BR 290, a utilização da área do porto; o desenvolvimento do aeroporto regional e o acesso ao campus da UFSM de Cachoeira do Sul.
 
Para tanto, a Frente Parlamentar empenhou-se em buscar subsídios e informações técnicas junto às lideranças empresariais e políticas do município e região, de forma a dar maior sustentação às reivindicações levadas até as autoridades estaduais e federais responsáveis por cada uma dessas áreas de atuação.
 
Desta forma, os membros da Frente Parlamentar participaram das várias reuniões, visitas e audiências públicas elencadas, onde apresentaram essas reivindicações.
 
 “Podemos considerar a atuação  da Frente foi determinante em várias situações, destacando-se a vinda ao nosso município do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, e a verificação “in loco” da importância e localização privilegiada e estratégica de nosso Porto;  a inclusão das obras de conclusão do asfaltamento da ERS 403 como uma das três principais prioridades da pasta do Secretário de Mobilidade e Transporte, Pedro Westphalen; a solidificação do nome de Cachoeira do Sul como uma das recebedoras de um Terminal de Carga e Descarga da Ferrovia Norte Sul; e o anúncio de que as comissões de Assuntos Municipais e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul  irão fazer uma emenda conjunta para dragagem e sinalização dos rios gaúchos, em especial no Jacuí, nos portos de Rio Pardo e Cachoeira do Sul”, destacou o presidente da Frente, Marcelo Figueiró.
 
Confira abaixo algumas ações realizadas pela Frente pelo Desenvolvimento do Polo Logístico no ano de 2015:
 
            - 08 de abril: Reunião com os presidentes da CACISC, Jerson dos Santos, da CDL, Caco Salomão, e do SINDILOJAS, Jaucílio Lopes Domingues, para organizar com as lideranças empresariais ações por obras de infraestrutura e logística para Cachoeira do Sul. Nesta reunião ficou definido que a primeira meta a ser buscada pelos parlamentares e pelos empresários seria a conclusão do asfaltamento da ERS 403, no trecho que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo.
            - 24 de abril: Reunião dos vereadores membros da Frente com o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, e com o Secretário de Mobilidade e Transporte, Pedro Westphalen para tratar das obras de conclusão do asfaltamento da ERS 403. Neste encontro, as lideranças entregaram ao Secretário Westphalen documento solicitando a prioridade das obras na rodovia, e o mesmo firmou o compromisso de priorizar esta obra e colocou-a entre as três principais prioridades daquela pasta.
            - 25 de junho: os integrantes da Frente Parlamentar, vereadores Marcelo Figueiró, Sérgio Frankini, Vinicius Corneli  e Homero Tatch reuniram-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Fábio Branco,  para tratar de assuntos relativos à liberação da área do Porto de Cachoeira do Sul. O secretário afirmou que a reativação do porto de Cachoeira é do interesse do governo estadual e se comprometeu com os vereadores a vir a Cachoeira do Sul, para conhecer a área em que está instalado, verificar a situação do porto e para discutir medidas com o poder público municipal e com as empresas que poderão utilizar o porto.  A visita do Secretário Fábio Branco ocorreu no dia 07 de agosto. Ele participou de uma reunião-almoço com as principais lideranças empresariais, visitou as instalações da GRANOL, próximas á área do Porto e uma das principais interessadas na viabilização desse modal de transporte e reuniu-se com o Prefeito Municipal para tratar da agilização da transferência da área de domínio onde está instalada a Granol, que atualmente pertence ao Governo Estadual.
            - 06 de julho - Os vereadores da Frente,  Daniel Tarasconi, Augusto César, Marcelo Figueiró, Marcelo Martins, Homero Tatch e Vinicius Corneli participaram, na cidade de Pântano Grande Alegre , de Audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, para discutir as condições de trafegabilidade, o cronograma de obras de recuperação, e duplicação da Rodovia BR 290.
            - 31 de julho - Os vereadores Sérgio Frankini, Marcelo Martins e Marcelo Figueiró reuniram-se  com o Ministro da Aviação Civil, Sr. Eliseu Padilha, para tratar de assuntos relativos às melhorias do Aeroporto de Cachoeira do Sul - Aeroporto Nero Moura. Além da solicitação formal de obras de iluminação, ampliação e melhorias na pista, os membros da Frente Parlamentar encaminharam solicitação da Empresa de Aviação Civil Born To Fly, interessada em instalar-se em Cachoeira do Sul.
            - 21 de agosto - Os vereadores Daniel Tarasconi, Homero Tatch, Marcelo Figueiró e Sérgio Frankini, participaram de Audiência Pública e reunião  com o Ministro dos Transportes, Sr. Antônio Carlos Rodrigues para tratar de assuntos relativos à  implantação da Ferrovia Norte-Sul, com traçado passando por Cachoeira do Sul. A informação positiva, tirada da referida Audiência, é que Cachoeira do Sul deverá receber um dos Terminais de Carga e Descarga da FNS, propiciando que a produção local e regional possa ser transportada para o Porto de Rio Grande e restante do país.
            - 20 de outubro -  Os vereadores Daniel Tarasconi , Marcelo Figueiró e Marcelo Martins participaram de Audiência Pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa para tratar sobre “Projetos e Planos do Governo do Estado para implementação e efetivação dos portos de Cachoeira do Sul e de Rio Pardo, bem como quais as ações previstas para fomentar o transporte de cargas e de passageiros pelo Rio Jacuí e por outros rios do Rio Grande do Sul”. Na reunião, foi acertado com as comissões de Assuntos Municipais e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Gaúcha irão fazer uma emenda conjunta para dragagem e sinalização dos rios gaúchos, em especial no Jacuí, nos portos de Rio Pardo e Cachoeira do Sul.
            - 30 de novembro: o vereador Marcelo Figueiró representou a Frente Parlamentar na Audiência Pública coordenada pelo Deputado Federal Giovani Cherini (PDT-RS) para debater as ações e políticas previstas em relação às obras de conservação e duplicação da BR-290.
 
Ofícios encaminhados:
 
            - 24 de março de 2015 - Ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul - Indicando as prioridades da Frente Parlamentar na área de infraestrutura logística para a cidade, dentre elas: conclusão do asfaltamento da ERS 403, no trecho entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo; viabilização da Hidrovia Brasil-Uruguai (AHSUL) e utilização da área do porto de Cachoeira do Sul para a instalação de um distrito industrial.
            - 15 de abril de 2015 - Ao Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil - Requerendo uma audiência para tratar da ampliação e melhorias do Aeroporto de Cachoeira do Sul.
            - 02 de julho de 2015 - Ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Convidando  para participar de reuniões de trabalho com diversas lideranças empresariais e autoridades ligadas ao setor produtivo regional para a implantação de um Distrito Industrial na Área do Porto.