...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Representante de grupo de capoeira pede apoio ao esporte na Tribuna Popular Imprimir Email

Representante de grupo de capoeira pede apoio ao esporte na Tribuna Popular Imprimir Email

 

O representante do Grupo de Capoeira Filhos da Vivência, Vilnei Rossi, ocupou a Tribuna Popular da sessão ordinária desta semana para destacar a importância do esporte e pedir apoio para o seu desenvolvimento no município. “Cachoeira do sul tem os olhos voltados muito pouco para o esporte”, criticou.
 
Segundo Rossi, a capoeira está passando por um grande momento, próximo de ser reconhecida a profissionalização de sua atividade. “A capoeira é um investimento em educação e na formação de um jovem. É capaz de desenvolver qualquer ser humano”, destacou.
 
O capoeirista aproveitou a oportunidade para reclamar a falta de investimentos e valorização do esporte. “Viajamos quase todo final de semana, ficamos longe de nossas famílias, mas para que tanta formação se não há reconhecimento? Capoeira é uma arte marcial, é uma luta, pé um perigo ficar nas mãos de alguém sem formação. Porém, estamos perdendo mercado de trabalho para jovens sem qualquer qualificação”.
 
Rossi finalizou seu pronunciamento pedindo ajuda para o desenvolvimento de ações no esporte. “A capoeira foi tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade, sendo muito reconhecida lá fora. Muitos cachoeirenses precisam abandonar a cidade para ter oportunidade e muitos capoeiristas acabando tendo que, igualmente, abandonar o país. Estou falando da arte genuinamente brasileira. Precisamos dar mais espaço à capoeira. Não estou falando só de dinheiro, precisamos organizar os espaços para receber os jovens com sala de vídeo, por exemplo, porque capoeira tem isso, tem a música, tem a dança. Capoeira é o nosso patrimônio”.