Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Rural apresenta primeiros encaminhamentos

Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (03), a primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Rural de Cachoeira do Sul. O encontro contou com a participação dos vereadores Vinícius Cornelli (PT), Julinho do Mercado (PP), Paulão Trevisan (PDT), Marcelinho (PP) e Frankini (PT) e de lideranças e entidades ligadas ao campo.

O presidente da Frente, Vinícius Cornelli, iniciou a reunião destacando que o objetivo maior do grupo deve ser o trabalho conjunto. “Não queremos realizar o que o COMDER já vem promovendo em nosso município e, sim, estar ao lado dele para fortalecermos um ao outro”, disse.

Para o presidente do COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Diego Kiefer, a Frente Parlamentar vai possibilitar a criação de um grupo de vereadores que estejam focados nas questões do interior. “E isso é muito importante, pois facilita o debate e os encaminhamentos. Acredito que para essa Frente ser bem sucedida não é necessário reinventar a roda, mas  efetivar aquilo que nós esperamos do Poder Legislativo, que é a criação de leis que beneficiem os agricultores e a cobrança de execução de programas pelo Executivo. Ainda que sejam importante os pedidos de infraestrutura, como melhorias em estradas e iluminação, que são os mais defendidos nessa Casa, acredito que o foco, agora, deve ser a questão agrícola”, completou.

O representante da UERGS no COMDER, Igor Noronha, aproveitou para questionar o percentual do município para o interior e agricultura. “Não precisa ser do campo para vermos que essa não é a prioridade da Prefeitura. E fica difícil entender isso de um município que vive do setor primário. Esse é um problema muito antigo, que vem de várias gestões, mas que precisa ser pensado e mudado”, defendeu.

Após as discussões, foi definido que a Frente Parlamentar irá encaminhar pedidos de informações à Prefeitura sobre o andamento da lei de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e sobre recursos que estariam disponíveis no Executivo por emenda parlamentar sem a devida aplicação. Além disso, será apresentado um documento para a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara para que a data e horário da audiência pública sobre o orçamento para 2016 seja discutido com a sociedade civil. “A ideia é que seja promovida no período noturno, ao invés de ser realizada pela parte da manhã, para que as pessoas possam mais facilmente participar, sem estar impossibilitadas em razão de trabalho ou outro compromisso”, explicou Cornelli.
Para o presidente da Frente, esses primeiros encaminhamentos serão fundamentais para o desenvolvimento das ações do grupo. “Hoje demos os primeiros passos. A partir de agora temos bastante trabalho pela frente”, finalizou Cornelli.

Principais encaminhamentos:

- Estudo e revisão da legislação existente ligada ao setor rural;
- Criações de projetos de lei de interesse do setor;
- Diagnósticos dos programas e projetos ligados à agricultura familiar;
- Discutir o percentual orçamentário destinado à agricultura e sua efetiva aplicação.