Tribuna Popular: Estudante da UERGS relata problemas com concessões bolsas e auxílios

O vice-presidente do diretório acadêmico da UERGS de Cachoeira do Sul, Patrick Thiago Lopes, ocupou a Tribuna Popular da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (4) para expor algumas dificuldades que os alunos da universidade estão enfrentando. “Ao mesmo tempo em que estamos vivenciamos o otimismo com a ocupação da área do Patronato, temos que lidar com uma situação nem tão boa no que diz respeito a bolsas e auxílios dos estudantes”, disse.

Segundo Patrick, até o ano passado, o Governo do Estado era responsável pela manutenção das bolsas e auxílio da UERGS. Porém, a nova gestão estadual exclui o projeto, repassando exclusivamente o valor do custeio, que deve comportar, além dos gastos anteriormente previstos, ainda o repasse dos benefícios citados. “Para piorar, o custeio ainda sofreu redução de 12%. Se estava ruim antes, agora ficou inviável. Por isso viemos pedir a ajuda de vocês, vereadores, para que nos ajudem intercedendo junto ao Governo do Estado”, pediu.

Consulta Popular

Na oportunidade, o representante dos estudantes da UERGS também lembrou o valor de mais de R$ 280 mil da Consulta Popular que a Universidade aguarda para reforma da rede elétrica e hidráulica e construção de salas de aula, laboratórios e secretaria na área do Patronato. “Quanto antes esse dinheiro chegar melhor será, pois sabemos da demora do processo, que envolve licitações, por exemplo. Novamente aqui precisamos, portanto, que os nossos representantes nos auxiliem para a liberação do recurso. Essas ações serão fundamentais para o desenvolvimento da unidade de Cachoeira do Sul. E uma pátria que investe na educação é uma pátria que investe no futuro”, destacou.