PL de Paixão intitula o município a “Capital Nacional da Produção da Raça Ovina Hampshire Down”

O vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na sessão ordinária desta semana, um projeto de lei que denomina Cachoeira do Sul a Capital Nacional da Produção da Raça Ovina Hampshire Down. “A nossa cidade é, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, a maior produtora de ovinos da raça, mas poucos são os que sabem disso. Essa proposta busca, então, marcar a relevância que Cachoeira do Sul tem nessa produção no cenário nacional”, disse o parlamentar.

Em seu pronunciamento na tribuna, o parlamentar lembrou que o município possui uma das melhores genéticas da raça Hampshire Down do Brasil, sendo criada por famílias cachoeirenses há mais de cem anos. “Além disso, Cachoeira possui treze cabanas da raça, o maior número do país. Na sequência temos Porto Alegre e região com sete cabanhas e em terceiro lugar Campo Grande, Curitiba, Lajes e Bento Gonçalves com quatro cabanhas cada uma. Cachoeira se destaca fortemente em nível nacional, fato que podemos comprovar, também, com os inúmeros prêmios que conquista em feiras e com a venda de seus ovinos a produtores de vários estados. Esse título, portanto, oficializa um título que já é, na prática, de nosso município. Esperamos, agora, que essa produção seja reconhecida pelo governo e pela comunidade cachoeirense, elevando Cachoeira do Sul a um patamar de destaque na área”, destacou Paixão.