Vereador Sartório quer isenção de taxa para incentivar coleta seletiva de lixo

O vereador Oscar Sartório (PR) está sugerindo ao Executivo a criação de uma lei para isentar da taxa de coleta de lixo aqueles proprietários de imóveis que aderirem ao sistema de coleta seletiva.

De acordo com o projeto sugerido pelo parlamentar, a adesão deverá ocorrer por meio de requerimento protocolado na Prefeitura, e a participação dos interessados consiste em separar e disponibilizar o lixo seletivo uma vez por semana, que passaria a ser recolhido por entidades, cooperativas, empresas e/ou catadores cadastrados, em parceria com o Executivo.

Sartório justifica a importância do projeto alegando que, Cachoeira produz semanalmente cerca de 250 toneladas de lixo, levadas em contêineres para a cidade de Minas do Leão, quantidade essa que seria reduzida, com a separação do lixo reciclável.

DESPERDÍCIO - Segundo o vereador, não há como não se produzir lixo, mas reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva é possível diminuir essa produção. "A destinação final do lixo tem implicado em custos elevados para o nosso município, e a separação da parte reciclável, além de reduzir o montante final, pode servir como uma fonte de emprego e renda para muitas famílias. Acho que a ideia é interessante para Cachoeira, pois este tipo de incentivo, é também uma semente para despertar nos cidadãos o sentimento de consciência sócio ambiental", analisa o parlamentar, acrescentando que as isenções teriam validade para o ano seguinte ao da realização das atividades, e sempre mediante a comprovação de regularidade emitida por declaração das respectivas entidades parceiras responsáveis pela coleta.