Passeata do Vem, UFSM parou ruas do centro da cidade na tarde de ontem

Uma multidão de cerca de duas mil pessoas foi às ruas, na tarde desta quarta-feira (14), para demonstrar o desejo que os cachoeirenses têm de sediar um polo de extensão da Universidade Federal de Santa Maria.

Estudantes, lideranças, políticos, professores, servidores públicos, pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade caminharam juntas por um mesmo objetivo. Foi um dia para ficar na memória dos cachoeirenses.

A concentração iniciou nas Cinco Esquinas, descendo a Rua Júlio de Castilhos até a Andrade Neves, depois pegando a Sete de Setembro até a esquina do Banrisul, de onde partiram para o ato público realizado na Sociedade Rio Branco. Lá, os jovens superlotaram o salão da SRB, fazendo muito barulho, num coro uníssono pelo Vem, UFSM.

ABAIXO-ASSINADO - A vereadora Mariana Carlos, que integrou a comissão comunitária pró UFSM, foi a responsável pela mobilização dos estudantes, marcada pela entrega de um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas. O documento será entregue ao Ministério da Educação, com cópia à reitoria da Universidade, na tentativa de mostrar o grande interesse da comunidade em receber um polo de ensino superior gratuito. Agora tudo está nas mãos do governo federal.

Representando a Câmara de Vereadores, além da vereadora Mariana, estiveram presentes o presidente do Legislativo, José Vasconcelos de Almeida, e os vereadores Oscar Sartório, Cleber Cardoso, Luciano Figueiró e Pedro Jarrão.