Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Ministério das Comunicações vai disponibilizar verbas para telecentros comunitários

O vereador Oscar Sartório (PR) está pedindo a criação de um telecentro comunitário na Zona Norte da cidade. Os telecentros são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga. Ele ressalta que, o momento é oportuno para que a Prefeitura apresente um projeto ao Ministério das Comunicações, já que a presidenta Dilma declarou à imprensa, nesta semana, que irá adotar uma política de ampliação das opções de acesso à internet gratuita, principalmente através dos laboratórios de escolas e dos telecentros comunitários.

O vereador observa que, os telecentros são uma experiência que deu certo, pois a assinatura de um serviço de acesso à internet, no Brasil, ainda, tem um custo considerado alto pela maioria das famílias. "A internet está presente em tudo: na economia, na educação, nas compras, nas relações pessoais, nos serviços públicos. Dar acesso ao mundo digital é uma forma de promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos", refere o parlamentar.

DISTÂNCIA - Sartório acrescenta que, os telecentros se destinam a inúmeras atividades, como cursos de informática básica, de navegação na Internet, oficinas de capacitação e alfabetização digital, atividades sócio-culturais etc. "No ano passado, quando eu era presidente, a Câmara de Vereadores fez a doação de nove computadores para o Núcleo de Cultura, que possibilitou a criação de um telecentro com internet gratuita para a população. Foi uma experiência de sucesso, bastante elogiada pela população. Por isso, defendo a criação de um espaço semelhante na zona norte, evitando que as pessoas tenham de atravessar a cidade, muitas vezes a pé, para terem acesso aos serviços", analisa o vereador.