Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Vereador Cleber sugere programa para arrecadação de pneus descartados

Vereador Cleber sugere programa para arrecadação de pneus descartados

Juntamente com a evolução do setor de transportes, a utilização dos pneus de borracha trouxe consigo a problemática do impacto ambiental. Pneus descartados em locais inadequados causam grandes transtornos para a saúde e a qualidade de vida humanas. Preocupado com esta realidade o vereador Cleber Cardoso (PDT) indicou ao Executivo que estude a possibilidade de elaborar, através da Secretaria Municipal de Saúde, DVA ou Secretaria de Meio Ambiente, um programa, em parceria com o Fecomércio ou outra entidade, para arrecadar pneus que foram jogados fora e encaminhá-los à reciclagem.

O vereador ressalta que o Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente, visando a diminuir o passivo ambiental dos pneus inservíveis no país, publicou a Resolução nº 258, de 1999, que trata da destinação final, de forma ambientalmente adequada e segura, dispondo sobre a reciclagem, prazos de coleta, entre outros fatores. Desde então, as indústrias brasileiras de pneus têm de dar uma destinação ambientalmente correta para os pneus usados, vendo-se obrigadas a correr atrás para tentar conseguir aproveitar e sistematizar a coleta de pneus.

POLUIÇÃO - Segundo Cleber, na natureza, o passivo ambiental de um pneu é caro, pois o produto pode demorar muito para se decompor naturalmente. "As estimativas chegam a 600 anos até ele virar pó. No leito dos rios, eles atrapalham o fluxo natural das águas. Além disso, quando queimado ao ar livre, o pneu solta uma fumaça negra e fedorenta, que obviamente é poluente. E jogar pneu fora, em qualquer lugar, depois de recauchutá-lo várias vezes, é uma prática indiscriminada", analisa o parlamentar.