Vasconcelos manifesta apoio à criação de um Conselho Municipal de Esportes

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Vasconcelos de Almeida (PMDB) recebeu, ontem (3), em seu gabinete, a visita de representantes da Comissão Pró-Conselho Municipal de Esportes.

Cleverton dos Santos, da Associação Cachoeirense de Basquete, Paulo Machado, da Associação de Karatê Paulo Machado, e, Paulo Ricardo Iserhardt, da Liga Cachoeirense de Bocha, em nome de 15 entidades locais ligadas ao esporte, vieram comunicar, ao presidente da Câmara, sobre o projeto protocolado na Prefeitura para a criação de um Conselho Municipal de Esportes.

Segundo o que foi informado, a ideia surgiu a partir de debates entre lideranças locais ligadas ao esporte, que discutiram as carências do município, constatando a necessidade de criação de um conselho, para organizar e incentivar o surgimento de novos talentos, nas mais diversas modalidades desportivas. "Queremos dar uma opção a mais para os jovens, pois o que vemos, diariamente, é o desemprego, a prática de furtos, o uso de drogas crescendo, pais omissos, enquanto o esporte vem em derrocada. Cachoeira é uma cidade com tradição em revelar grandes atletas, já foi um celeiro de exportação para novos talentos, e acredito que podemos resgatar esta característica", analisou Santos.

VERBAS - Os representantes da Comissão enfatizaram que estão com as portas abertas para receber outras entidades que ainda não tenham aderido à causa, e que o principal objetivo é fomentar o gosto pelo esporte, auxiliando o poder público a detectar problemas e encontrar soluções. De acordo com o que foi argumentado, inclusive a captação de verbas através do Ministério dos Esportes, depende da criação de um conselho para complementar as atividades da Secretaria Municipal do Desporto.

APOIO - O projeto ainda não foi encaminhado pelo Executivo à Câmara, mas o presidente José Vasconcelos já adiantou que é favorável à iniciativa, e, que dará todo o apoio possível para que o pleito se concretize, uma vez que o esporte é uma importante ferramenta para a saúde física e mental dos cidadãos.

COMISSÃO - Integram a Comissão Pró-Conselho de Esportes: Associação Cachoeirense de Basquete (ACB), Associação Cachoeirense de Esportes Radicais (Acer), Associação dos Damistas Cachoeirense (ADC), Associação Gaúcha de Esporte Solidário (Ages), Associação de Karatê Paulo Machado (AKPM), Grêmio Esportivo Chuteira de Ouro, Liga Cachoeirense de Bocha (LCB), 24º Coordenadoria Regional de Ensino, Associação dos Àrbitros Cachoeirenses (AAC), Associação dos Aposentados e Pensionistas Cachoeirense (AAPC), Associação dos Portadores de Deficiência Física de Cachoeira do Sul (Apodef), Movimento Comunitário Cachoeirense (Mococa), Sociedade Rio Branco (SRB), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).