Sartório apresenta projeto para cemitério e crematório de animais

Considerando que, diariamente, dezenas de animais mortos são largados em vias públicas, dentro de sacos de lixo, para recolhimento pelo serviço de coleta de lixo municipal, e que inexiste um local apropriado para recebê-los, o vereador Oscar Sartório (PR) elaborou projeto de lei que cria um cemitério e um crematório para animais domésticos de pequeno e médio porte.

De acordo com o texto apresentado, as licenças a serem concedidas pela Prefeitura para particulares, deverão atender às exigências legais quanto ao zoneamento do uso do solo, assim como aspectos sanitários e de preservação do meio ambiente, dependendo de parecer técnico favorável. E, as empresas que eventualmente tiverem interesse em administrar o cemitério, ainda se obrigam a manter livro de registro das inumações e serviço de vigilância permanente.

O parlamentar ressalta que, além do caráter ecológico e de saúde pública, as famílias poderão contar com um lugar para cultuar os seus animais de estimação mortos. "Essa medida, além de contribuir com o saneamento básico, também possui um cunho sentimental. Os psicólogos já reconhecem que o luto experimentado pelos proprietários de animais mortos é o mesmo experimentado após a morte de uma pessoa. A morte de um animal de estimação significa a perda de uma fonte de amor incondicional. Esses sentimentos podem ser especialmente intensos nos idosos, solitários, ou casais sem filhos", argumenta Sartório.

ECONOMIA - O vereador acrescenta que, a medida ainda serviria para implementar um novo setor na economia do Município, fazendo com que surgissem empresas especializadas em sepultamentos de animais, fabricação de caixões e confecção de arranjos de flores etc.