Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Balardin quer estimular conscientização sobre a importância da doação de órgãos

Balardin quer estimular conscientização sobre a importância da doação de órgãos

O vereador Leandro Balardin participou nesta terça-feira (23) da instalação da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A iniciativa oriunda de uma proposição do deputado Adilson Troca, visa a firmar parcerias com entidades numa campanha permanente em favor do aumento no número de transplantes.

Seguindo o exemplo, o vereador Leandro Balardin está elaborando requerimento à mesa diretora da Câmara solicitando a criação de um grupo parlamentar nos mesmos moldes em Cachoeira do Sul. O parlamentar tucano aposta na ideia de que a soma de forças entre poder público, entidades e associações deverá potencializar o aumento do número de doadores. "O objetivo é a formação de uma rede de solidariedade, para aumentar as doações e, diminuir o sofrimento de quem espera por um transplante".

FAMÍLIA - Balardin ressalta que, a doação de órgãos está estruturada em diversos pilares da sociedade, entre eles a educação, onde a campanha deverá focar seus esforços. "Sabemos que nenhuma lei tem mais força do que o diálogo na família e na escola, por isso apostamos na conscientização, e é por ela que iremos trabalhar".

O vereador observa que, o Rio Grande do Sul, atualmente, ocupa apenas a quinta colocação no ranking de doações dos estados, com apenas 13,9 doadores para cada milhão de habitantes, o que justifica o esforço conjunto de todas as cidades gaúchas para reverter este quadro, ampliando o número de doações no Estado. "Todos nós temos que nos conscientizar sobre o fato de que doar órgãos é doar vida", ressaltou Balardin.