Sartório sugere que chips vão para animais de propriedade de famílias de baixa renda

Levando em conta que o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) já investiu R$ 37 mil na compra de três mil chips, o vereador Oscar Sartório (PR) indicou à Prefeitura que os equipamentos sejam utilizados em animais de propriedade de famílias de baixa renda, para que os órgãos ambientais mantenham controle sobre a procedência dos animais. "Se, por exemplo, um animal se extraviar e for encontrado numa via pública, e alguém chamar o DVA para recolher, bastará que seja feita a leitura do chip para contatar com o proprietário", argumenta o parlamentar.

De acordo com Sartório, o equipamento, é instalado sob a pele dos bichos, e possui um número único, com dados sobre o nome e endereço do proprietário, e idade do animal. As informações ficam armazenadas numa central. "Este tipo de tecnologia é bastante empregada nos países desenvolvidos, e já passou a ser utilizada também em algumas cidades brasileiras. Essa é uma medida criada para tentar acabar com o abandono e o comércio clandestino de animais, facilitando o trabalho do poder público", ressaltou o vereador.