Modernização da gestão das prefeituras passa pela qualificação dos servidores

O vereador Luciano Figueiró indicou a realização de cursos de qualificação para os servidores municipais. Ele relembra que, a proposta de aperfeiçoamento dos servidores já era prevista no programa de campanha do atual prefeito, elaborado e aprovado pelo PMDB, no ano de 2003.

A capacitação dos servidores públicos municipais, na visão do parlamentar, é indispensável para o processo de melhoria da gestão administrativa e fiscal das prefeituras. Figueiró sugere, não apenas, a realização de cursos internos, mas também de cursos externos em parcerias com institutos, entidades, educandários etc.

Figueiró adverte que, nem mesmo o pré-projeto do plano de carreira prevê nenhum tipo de incentivo à qualificação, algo que o parlamentar também considera lamentável. Segundo ele, os funcionários da administração municipal sabem que mesmo se fizerem cursos de aperfeiçoamento, isso não influenciará na progressão de carreira. "Para o plano de carreira que o atual governo pretende propor, isso não interessa. Se a qualificação for maior ou menor, tanto faz. Isso acaba desestimulando os servidores", observa o vereador.

QUALIDADE - Luciano entende que, apesar da desconsideração desse aspecto no plano, o Executivo deveria priorizar esse mecanismo para motivar o aprimoramento dos funcionários públicos, o que viria a refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade. Para ter ideia da dimensão do problema, o vereador apresentou, ainda, um pedido de informações sobre o que foi, ou está sendo, feito até agora em relação a esse tema.