Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Estudante cachoeirense vai à Convenção Nacional da Juventude em Brasília

Estudante cachoeirense vai à Convenção Nacional da Juventude em Brasília

No último final de semana, a Capital gaúcha sediou a 2ª Conferência Estadual da Juventude, reunindo jovens de todo o estado, que foram discutir políticas públicas e elaborar sugestões para os diversos setores da sociedade. A vereadora petista Mariana Carlos integrou a delegação cachoeirense, compondo a mesa de debates sobre o eixo temático da questão do "trabalho". Também a estudante cachoeirense, Mariana Quadros, teve participação marcante no grupo que abordou a área da educação. Ela foi um dos eleitos, para integrar a delegação gaúcha, composta por 65 membros, que irão a Brasília, no próximo mês, participar da Conferência Nacional da Juventude.

Nos últimos dois meses, jovens de todos os cantos do Rio Grande se mobilizaram em preparação à etapa estadual. Ao total, foram realizadas 85 conferências envolvendo aproximadamente 15 mil pessoas, em encontros municipais, regionais e livres movimentaram a juventude gaúcha. De acordo com a vereadora Mariana, Cachoeira do Sul, que enviou ao encontro uma delegação de 22 membros, teve sua conferência realizada em meados de setembro, quando a estudante, Mariana Félix de Quadros, da Escola Diva Costa Fachin, foi indicada como delegada municipal, pela sociedade civil, representando o movimento "Levante Popular".

Os delegados foram responsáveis pela elaboração de propostas de políticas públicas para os jovens do Rio Grande do Sul. Ao todo, foram debatidos 17 temas como educação, saúde, cultura e segurança. Coube ao plenário aprovar oito deles como prioritários. Os delegados apresentaram duas propostas para cada um dos 17 assuntos. Parte das propostas será encaminhada para a Conferência Nacional da Juventude (9 a 12 de dezembro), entre elas as do grupo de trabalho do qual participou a jovem delegada cachoeirense, Mariana Quadros que abordou a educação. "O eixo educação recebeu 217 votos do plenário defendendo as seguintes propostas: Ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, através do investimento de 10% do PIB para a educação; Garantia de políticas públicas de permanência e conclusão do ensino básico e superior; Ensino comprometido com a formação social; Capacitação de professores; Revisão de currículo escolar; Valorização e ampliação da UERGS como política de estado, garantindo sua autonomia e democracia interna", explicou a delegada cachoeirense.

BALANÇO - Conforme o coordenador estadual de Juventude, Maurício Piccin, a grande participação nas etapas que antecederam a Conferência Estadual foi uma importante conquista dos jovens gaúchos. "A 2ª Conferência Estadual de Juventude está fazendo história na formulação das políticas públicas do RS, pois mobilizou amplamente um setor social para refletir sobre seus direitos e o papel do Estado, além de aprovar prioridades que orientarão a política estadual de juventude", afirmou Piccin analisando os resultados alcançados pelo evento.