José Vasconcelos luta por mais policiamento no campo

O presidente da Câmara de Vereadores, José Vasconcelos de Almeida está preocupado com a falta de policiamento no interior do município. O clima de insegurança, gerado com a grande incidência de roubos, abigeato e furtos em geral, está deixando as famílias bastante apreensivas, comenta o parlamentar. Preocupado com esta situação, o vereador peemedebista encaminhou indicações a uma série de autoridades no Estado solicitando a intermediação, junto ao Governo, de mais servidores designados para atuarem no combate à criminalidade que aflige o meio rural.

Segundo o parlamentar, é comum as mulheres ficarem com a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos, ou mesmo o caso de idosos que residem sozinhos, sem qualquer garantia de segurança. "Episódios como o ocorrido no último dia sete deste mês, em que uma família inteira foi rendida por assaltantes, na localidade do Piquiri, demonstram a vulnerabilidade das pessoas que vivem no campo, e devem servir para alertar as autoridades sobre o problema", declara Vasconcelos.

Além das indicações, o vereador também requereu à Comissão de Mérito a realização de audiência pública para debater soluções para o problema, buscando a elaboração de um plano de ações.

FORÇA-TAREFA - O parlamentar ressalta que, o Governo do Estado em oportunidades anteriores atentou para este fato e deflagrou uma ofensiva envolvendo as secretarias da Fazenda, Justiça e Segurança, Saúde e Agricultura no combate aos crimes do campo. "Em 2009, Cachoeira do Sul foi um dos 31 municípios contemplados no plano Pronasci Abigeato, que destinou R$ 8 milhões visando o aparelhamento das polícias, visando a coibir ações criminosas no interior, mas atualmente só há dois agentes que cuidam das investigações de abigeato no interior", observa o vereador, desejando que uma nova ofensiva seja estruturada em conjunto pelos diversos órgãos do poder público.

AUTORIDADES - As indicações formuladas por José Vasconcelos foram endereçadas às seguintes autoridades: Presidente da Assembleia, Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, Líder do Governo na Assembleia, Deputado Estadual Edson Brum, Deputado Estadual Heitor Schuh, Deputado Estadual Marlon Santos, Deputado Estadual Gilberto Capoani, Presidente da Uvergs, Presidente da Famurs, Secretário Estadual de Justiça e Segurança e ao Chefe da Casa Civil.