Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas agrega entidades

Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas agrega entidades

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) lançou, hoje (31), o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas. A solenidade reuniu diversos segmentos da comunidade ligados à questão da violência na escola, como o Conselho Tutelar, Promotoria de Infância e Juventude, Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público, OAB, entre outros. Representando a Câmara de Vereadores, o presidente José Vasconcelos de Almeida (PMDB) foi prestigiar o evento.

De acordo com a assessora da 24ª CRE, Beth Biscaglia, a intenção é reunir governo, entidades da sociedade e a comunidade escolar numa forte mobilização para definir políticas públicas que contribuam para a difusão de uma cultura de paz nas escolas. O evento trouxe como palestrante o coordenador estadual do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Julio Alejandro Jélvez, que também é membro titular da Rede Interamericana de Educação e Docência da Organização dos Estados Americanos.

Segundo ele, dentro do projeto pedagógico das escolas estaduais, já existe um trabalho voltado ao enfrentamento, mediação e prevenção das diversas manifestações da violência nas escolas e no entorno dos estabelecimentos de ensino. "É uma ação em conjunto com as organizações da sociedade em parceria com secretarias do governo do Estado, além de instituições que forneçam segurança para os estudantes, tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a eles proteção física e moral nos ambientes de aprendizagem. Entendemos que a escola deve ser um espaço de humanização, cooperação e solidariedade. Uma forma eficiente de se prevenir e combater a violência é trabalhar aspectos relativos a uma cultura de paz", explicou o palestrante.

DIAGNÓSTICO - O comitê abrangerá todos os municípios da área de abrangência da 24ª CRE. Em Cachoeira do Sul, o lançamento do projeto foi realizado no salão de atos do Colégio Roque. "O objetivo do comitê é bastante amplo. Serão trabalhadas alternativas possíveis para combater os diversos tipos de violência na escola, mas, o primeiro passo, em Cachoeira, será a realização de um levantamento para diagnosticar os focos de violência existentes nas escolas da cidade, para depois se iniciar o enfrentamento", explica o vereador José Vasconcelos.