Balardin aprova concessão de título de Cidadão Honorário para Bispo Dom Irineu

A Câmara de Vereadores, em reunião secreta na última segunda-feira (19), aprovou, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo, proposto pelo vereador Leandro Balardin, que outorga o Título Honorífico de Cidadão Honorário ao Bispo Diocesano Dom Irineu Sílvio Wilges, natural de Santa Cruz do Sul.

Com presença marcante junto à Diocese de Cachoeira do Sul, ao longo dos anos Dom Irineu construiu uma forte ligação com a comunidade local. Presença constante em eventos comunitários e atos oficiais da cidade, por mais de 11 anos os cachoeirenses se acostumaram a receber as bênçãos do bispo.

Filho de Antônio e Petronilla Wilges, Dom Irineu Sílvio Wilges nasceu em 3 de outubro de 1936 em Pinheiral, Santa Cruz do Sul. Foi nomeado bispo pelo Papa em 14 de junho de 2000, tomando posse, em 9 de setembro do mesmo ano. Assumiu a Diocese de Cachoeira do Sul formada por 13 paróquias e 170 mil católicos, onde desempenhou com louvor sua missão. "Nosso Bispo prestou grandes serviços à sociedade cachoeirense, com uma das atuações mais bem sucedidas das últimas décadas. Entre diversas ações comandas por Dom Irineu, merece destaque o estrondoso crescimento da Romaria diocesana, a Romaria Mãe do Redentor, que se consolidou como um dos eventos religiosos mais importantes da região, recebendo milhares de devotos todos os anos. Assim, com o advento de sua aposentadoria, nada mais justo que prestar esta homenagem, como forma de registrar o seu grande exemplo de dedicação e carinho com o povo de Cachoeira, sempre demonstrado como se fosse um filho nato desta terra", justificou o parlamentar tucano.