Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Marcelo do Noêmia pede apoio da senadora Ana Amélia na aprovação da emenda 29

Marcelo do Noêmia pede apoio da senadora Ana Amélia na aprovação da emenda 29

Na última sessão ordinária, o vereador Marcelo do Noêmia (PP), requereu o envio de correspondência à senadora Ana Amélia Lemos, pugnando pela aprovação da Emenda Constitucional nº 29, que regulamenta a destinação de recursos para a Saúde.

Existem rumores, na imprensa do centro do país, de que o Senado vai engavetar o projeto, e que a proposta recentemente aprovada pela Câmara Federal, não seja votada este ano pelos senadores. Motivo: líderes aliados detectaram um movimento na base aliada do Governo para que o Senado ressuscite no projeto o mecanismo que obriga a aplicação de 10% da receita corrente bruta da União no setor. Essa vinculação injetaria mais recursos no setor.

Contudo, essa previsão dos jornalistas que fazem cobertura no Senado desagrada o vereador Marcelo Oliveira, assim como aos demais vereadores e prefeitos dos municípios de todo o país, os quais querem agilidade na apreciação da matéria. "Todos os políticos precisam exercer uma grande pressão em Brasília, pois a situação da saúde é caso de urgência e não se pode esperar mais. Portanto, quanto mais rápido a medida for aprovada e entrar em vigor, melhor", explica o parlamentar.

PERCENTUAIS - Na prática, a Câmara dos Deputados rejeitou o artigo que tratava da base de cálculo da Contribuição Social para a Saúde (CSS), inviabilizando sua cobrança. No entanto o projeto define que caberá à União destinar à saúde o mesmo valor do ano anterior, mais variação do Produto Interno Bruto (PIB), em 2010, o governo destinou cerca de R$ 60 bilhões. Já os Estados devem destinar 12% e os municípios, 15% das receitas.