Região Jacuí-Centro apresenta baixos índices de desenvolvimento socioeconômico

Ao final do seu pronunciamento no grande expediente da sessão realizada no dia 1º de agosto, a vereadora Mariana Carlos (PT), alertou que a carência de infraestrutura e desenvolvimento da região Jacuí-Centro, não está ligada apenas a fatores políticos. Segundo a parlamentar, que possui formação na área de sociologia, existe outra causa, talvez mais profunda: os baixos índices de desenvolvimento humano.

Comentando sobre a reunião do Conselhão do governo do Estado, recentemente realizada em Cachoeira do Sul, a vereadora revelou que fez intervenção no sentido de ressaltar o fato de que os índices de desenvolvimento humano locais são significativamente baixos, e isto reflete um quadro de atraso econômico, profundamente ligado à desigualdade de renda.

De acordo com a vereadora Mariana, na região Jacuí-Centro existe um abismo entre quem ganha muito e quem ganha pouco, e a correção desta distorção deve pautar as ações do poder público. "Para que realmente a região possa se desenvolver, todas as ações de logística devem ser combinadas com políticas de inclusão social", adverte Mariana.

ESTATÍSTICAS - Dentro do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), ambos da Fundação de Economia e Estatística do RS, que medem o desenvolvimento das regiões do Estado, os dados apontam que a região Jacuí-Centro é uma das mais deprimidas do estado em quesitos como acesso à saúde e a educação, explica a vereadora. De acordo com o Idese 2008, nas áreas de educação e renda a região Jacuí-Centro ocupa a 22ª posição no ranking das regiões dos Coredes, e na área da saúde, o 27º lugar.