Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Usuários querem placas com horários e itinerários nas paradas de ônibus urbanas

Usuários querem placas com horários e itinerários nas paradas de ônibus urbanas

O vereador Pedro Jarrão (PMDB) apresentou pedido de providências para que a Prefeitura determine a colocação de quadros informativos com horários e itinerários das linhas urbanas de transporte coletivo em todas as paradas de ônibus do município. De acordo com o parlamentar, muitos usuários do transporte coletivo vêm cobrando esta medida, que é comum em cidades maiores, e também vem sendo adotada em diversas cidades do interior.

A ideia de Jarrão consiste em que, a empresa responsável pelo transporte coletivo divulgue nos pontos de ônibus, dados como o número da linha de ônibus que passa pelo local, os principais logradouros que integram o itinerário da linha, o logradouro e o bairro de destino, bem como os respectivos horários de saída e chegada de cada linha.

Pela proposta, nas placas a serem colocadas, a empresa de ônibus também deverá informar o número do telefone para que a população denuncie, ao órgão fiscalizador do município, os problemas de atraso de linha ou de ônibus superlotados.  "Espero que essa medida possa amenizar as dificuldades que muitos usuários de transporte passam nos pontos de ônibus. Se a pessoa não usa o ônibus diariamente, quando precisa se deslocar até um bairro, não sabe o horário, e muitas vezes não sabe nem em que ônibus deve embarcar. Por isso, acho que a ideia também seria interessante para a empresa de ônibus, já que com as informações facilitadas, um número maior de usuários deve passar a utilizar o transporte coletivo", comentou o parlamentar.

CUSTO - O parlamentar acrescenta que, a medida já existe em muitas outras cidades do estado, inclusive por força de lei municipal, mas acredita que em Cachoeira a questão possa ser resolvida administrativamente. "Eu imagino que a Prefeitura consiga implementar esta melhoria de forma amigável, pois o custo é relativamente baixo, além disso a empresa de ônibus deve considerar que a população ficará bastante safisfeita, aumentando o índice de aprovação do serviço", avalia.