Dia 11 de agosto de 2011: Feliz, Feliz Dia do Estudante!

Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I institui no Brasil os dois primeiros cursos de educação superior, um em Olinda e outro em São Paulo. Até então, a escola de nível superior mais próxima era em Coimbra, Portugal. As primeiras turmas dos cursos brasileiros tinham poucos alunos, estruturas simples e salas feitas de taipa. Em 1934 um dos cursos foi incorporado pela USP. O comentário é da vereadora Mariana Carlos.

Segundo ela, coincidência ou não, hoje, dia 11 de agosto de 2011, os estudantes também podem comemorar a conquista de um centro de educação superior federal. "Mais do que isso, comemorem por fazerem parte desta conquista. Comemorem por estarem transformando as suas vidas e os rumos da própria sociedade em que vivem", observa.

A Mobilização Estudantil "Vem, UFSM: o estudante quer, a região precisa" entrou para a história da região central do Estado - não somente pela quantidade de pessoas que participaram da passeata e do Ato Público no dia 13 de julho, mas fundamentalmente por ser um movimento vitorioso.

Os estudantes cachoeirenses foram os grandes protagonistas da mobilização social que foi decisiva para a confirmação da extensão universitária para a cidade, que será feita pela Presidente Dilma Rousseff no dia 16 de agosto. "Com o apoio da Comissão Comunitária Pró-UFSM, coordenada pelo Promotor João Ricardo Tavares; da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, coordenada por Telda Assis; da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, através do Prefeito Sergio Ghignatti e Secretária Ana Margarete Vivian; das direções das escolas públicas e privadas, a Comissão de Mobilização Estudantil mobilizou os estudantes, chamou a comunidade, e a UFSM e o Governo Federal atenderam!", afirma a vereadora Mariana, comemorando a conquista.