Cidade Ideal fecha seminários discutindo agricultura e pecuária junto ao Comagro

Na última segunda-feira (17), o Fórum Cidade Ideal realizou, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o último dos seus 22 seminários temáticos. O tema Agricultura e Pecuária foi analisado junto à equipe de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comagro) que discutiu e avaliou os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades relativas ao universo da agropecuária em Cachoeira do Sul.

Os trabalhos foram coordenados pelo idealizador do Fórum, vereador Oscar Sartório (PR), que disse, ao final, ter ficado satisfeito com a quantidade de informações levantadas sobre o tema. "Este seminário realizado junto ao Comagro foi bastante proveitoso, pois as informações técnicas trazidas diretamente por quem vivencia o dia a dia do campo, puderam fixar um norte para o planejamento estratégico deste setor, que apontou a carência de investimentos do Poder Público municipal", declarou Sartório, acrescentando que, pela tradição ruralista, e pela significativa fatia da economia local ligada ao setor primário, o orçamento do município está muito aquém daquilo que os agropecuaristas precisam para alavancar a produção.

Os principais pontos fortes diagnosticados foram a genética de ponta na pecuária, a alta produção de grãos, o Rio Jacuí e a disponibilidade de recursos hídricos. Os pontos fracos foram falta de agroindustrialização (com exceção da soja), baixa qualificação da mão de obra, uso tímido das tecnologias, má conservação das estradas, falta de liberação das cascalheiras, não licenciamento ambiental pelo município, falta de apoio à fruticultura e à comercialização dos produtos, organização rural fragilizada, falta de regularização fundiária, carência de programas de desenvolvimento e os baixos percentuais de investimento público no interior.

Já como principais oportunidades foram apontados a possibilidade de agregar renda com a agroindustrialização, a melhoria de projetos para captação de recursos federais, o potencial para fruticultura e horticultura, e a possiblidade de aproveitamento da área do porto para agroindústrias. Como ameaças foram identificadas a importação de grãos e carnes, a falta de renda agregada à produção, a questão do Código Florestal, e a alta carga tributária no meio rural.

CAMINHO - De acordo com Sartório, os seminários temáticos foram eventos especiais, direcionados, que envolveram a comunidade, entidades e gestores municipais, repensando e formulando - em equipes - um projeto para o município do futuro, criando bases para um planejamento estratégico diagnosticado pela própria sociedade. "Temos que organizar a nossa casa, não como a do nosso vizinho, mas do modo como realmente queremos que ela seja. A partir de agora, já sabemos qual é o caminho que teremos de percorrer para alcançar nossos objetivos. O primeiro passo já está dado, pois criamos uma vasta fonte de consulta que poderá auxiliar, em muito, os futuros projetos de gestão para o município", avaliou o parlamentar.