Vasconcelos prestigia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica em Charquedas

O presidente da Câmara Municipal esteve ontem no município de Charqueadas participando de mais uma reunião ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí.  Na pauta do encontro, o principal assunto em discussão foi a questão do repasse da verba para manutenção do Comitê, que está atrasada desde 2009, quando encerrou o último convênio com o Corede. Em reunião, realizada na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, há cerca de um mês, a secretária Jussara Cony havia se comprometido pessoalmente em buscar uma solução para o caso.

Neste sentido, a Sema fez uma pesquisa interna, declarando que os R$ 100 mil, previstos em orçamento para cobrir as despesas com a secretaria executiva do Comitê, e com a participação dos integrantes em eventos de capacitação, já foram utilizados pelo Estado em outras demandas, contudo a Secretaria está disposta a firmar novamente o convênio, porém fornecendo apenas R$ 50 mil. O quórum de decisão do comitê, analisou a situação, chegando à conclusão de que a proposta é aceitável, desde que o valor seja liberado ainda neste ano, e por um prazo de apenas seis meses, a fim de que não haja risco de comprometimento do convênio a ser firmado no ano seguinte.

Num segundo momento do encontro, foi realizado um seminário temático intitulado "A Lavoura de Arroz e os Aspectos Ambientais das Várzeas", ministrados pelo coordenador regional do Irga, Jaceguay Barros, pelo presidente da União Central dos Rizicultores, Ademar Kochemborger, e pelo engenheiro do Irga, Claudio Mundstock, que abordou vantagens, oportunidades e ameaças da cultura do arroz para o meio ambiente, desmistificando diversas questões, como a emissão de CO2 e o consumo excessivo de água pela lavoura.

CACHOEIRA - O próximo encontro do Comitê do Baixo Jacuí será realizado em Cachoeira do Sul, no Campus da Ulbra, no próximo dia 22 de novembro, quando serão recebidos representantes das 23 cidades que compõem a região da depressão do Baixo Jacuí.