Identidade das mulheres negras ressaltada no dia 25 de julho

Na passagem do dia 25 de julho, a vereadora Mariana aproveita para registrar a data como o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Segundo ela, a comemoração desse dia foi criada no ano de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana.

Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra, explica a vereadora. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, considerando a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas. "Com o registro desta data, quero ressaltar a identidade das mulheres negras e suas trajetórias de vida e de suas organizações. Em Cachoeira do Sul, há muitas mulheres negras símbolos na luta por reconhecimento e valorização da cultura afro", ressalta.