Presidentes do Corede e da Amicus vão à tribuna defender projetos

Na sessão ordinária de ontem (27), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade três projetos de lei enviados pelo Executivo. O primeiro foi o projeto de lei nº 039/2011 que dá nova redação ao inciso III, do art. 9º da lei 3.952/2010, possibilitando a criação, por meio de decreto regulamentar, de novas alternativas de vistoria com prazos menores que viabilizam outras formas de fiscalizar e preservar os veículos que fazem o transporte escolar no município.

Os outros dois projetos foram votados em regime de urgência, favorecendo os interesses da Associação Cachoeirense dos Amigos da Cultura (Amicus) e do Conselho Regional de Desenvolvimento Jacuí-Centro (Corede). Os presidentes das duas entidades utilizaram-se da tribuna popular para justificar a importância dos seus respectivos pleitos. Confira as manifestações na íntegra acessando o link: http://www.camaracachoeira.rs.gov.br/tvcamara/

COREDE - O primeiro a utilizar a tribuna foi o presidente do Corede Jacuí-Centro, Theonas Baumhardt, que iniciou fazendo um breve relato sobre as dificuldades enfrentadas pela principal apoiadora, a Ulbra, que acabaram refletindo dificuldades ao Corede. Segundo ele, esta situação levou a executiva da entidade a reunir-se com os prefeitos dos sete municípios membros (Cabrais, Cerro Branco, Paraíso, Vila Nova, Restinga, São Sepé e Cachoeira) para buscar apoio na implementação de uma central regional de projetos.

Pelo que informou Baumhardt, as cidades de menor porte, Cabrais, Cerro Branco, Paraíso, Vila Nova, contribuirão mensalmente com a quantia de R$ 1.000,00. Já as de médio porte, Restinga Seca e São Sepé, contribuirão com R$ 1.500,00, enquanto que Cachoeira do Sul, por ser maior, deverá arcar com R$ 2.000,00 / mês. Ele justificou que a Prefeitura de Cachoeira tardou no envio do projeto de lei, de modo que a cidade já estaria prestes a ser excluída do pacto regional, daí decorrendo a necessidade de urgência na votação. O projeto de lei nº 60/2001 foi aprovado e a Prefeitura ficou autorizada a realizar o referido convênio com o Corede Jacuí-Centro.

AMICUS - A segunda a utilizar-se da tribuna foi a presidente da Amicus, Eliane Schuh, que sensibilizou os vereadores quanto à importância da execução do projeto Orquestra-Escola, que visa ao resgate da música entre os alunos da comunidade escolar da rede pública municipal, na medida em que poderão ter contato direto com os instrumentos musicais, o que não apenas propiciará a descoberta de novos talentos locais, como dará uma importante contribuição na formação educacional e moral destes indivíduos. Com a aprovação do projeto de lei nº 36/2011 o Executivo ficou autorizado a conceder subvenção social à entidade no valor de R$ 15.000,00, que servirão para compra de instrumentos, de material didático e para a realização de oficinas de estudo.