Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Figueiró sugere passe livre de ônibus para pacientes em tratamento de hemodiálise

O vereador Luciano Figueiró (PMDB) indicou ao Executivo, na sessão desta segunda-feira (17), um Projeto Sugestão propondo gratuidade no transporte coletivo para pessoas portadoras de insuficiência renal aguda, submetidas a tratamento de hemodiálise, bem como para os seus acompanhantes. A ideia é que o benefício seja concedido durante o período de tratamento, constante no atestado médico, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. "Os pacientes que necessitam deste tipo de tratamento, sendo de baixa renda, além das dificuldades terapêuticas têm de se preocupar, também, com o transporte até o local do tratamento, o que se torna dispendioso, já que em certos casos, o deslocamento se faz necessário mais de uma vez por semana", esclarece o vereador.

IMPACTO - Atualmente, segundo dados fornecidos pela Prefeitura, cerca de 110 pacientes se submetem às sessões de hemodiálise, algo que representa uma grande demanda para a estrutura de transporte da Secretaria de Saúde, mas não chegaria a causar impacto financeiro para a empresa prestadora do transporte coletivo da cidade, pondera Figueiró.  "Creio que esta medida teria longo alcance social, pois minimizaria os transtornos do deslocamento para os pacientes de hemodiálise, seguindo a mesma esteira do PL 93/011, que deverá conferir isenção aos portadores de deficiência", refere o parlamentar.