Cleber quer acabar com prática da Prefeitura de pedir cimento para confecção de tubos

O vereador Cleber Cardoso (PDT) está questionando a legalidade de uma prática, que já virou rotina na Secretaria de Obras, que consiste em pedir sacos de cimento aos cidadãos interessados na confecção de tubos de canalização. Na visão do parlamentar, não é justo que os contribuintes, já sobrecarregados de impostos, tenham de arcar com mais esta despesa.

O argumento utilizado pela Prefeitura, de que não há recursos para aquisição de cimento, porque o consumo é muito grande, não convenceu o parlamentar. Cleber encaminhou pedido de informações para saber com exatidão qual é o valor que foi reservado em orçamento, na rubrica denominada "implementação do saneamento básico e fábrica de tubos" nos exercícios de 2011 e 2012. "Creio que não há amparo legal para a Prefeitura exigir cimento dos contribuintes para confeccionar tubos. E o pior é que, aqueles que não dispõem de condições financeiras para dar esta contrapartida, terminam ficando sem os tubos, sob a alegação de que o Executivo não tem dinheiro", observa o parlamentar.

DEVER - Para o vereador, a Prefeitura tem o dever de implementar obras de saneamento, e se algum dinheiro foi reservado para isso, não pode ser empregado noutro tipo de despesa, ao bel-prazer do secretário. "Todos têm compromissos com a preservação do meio ambiente, daí a necessidade do desenvolvimento de políticas de saneamento básico. É muito fácil dizer que não tem dinheiro, e daí só cobrar da população. Isto tem que acabar", comenta. Cleber enviou pedido de informações ao Executivo, para saber quanto foi reservado pela Prefeitura para fazer obras de saneamento, especialmente, para a confecção de tubos, cuja demanda é bastante grande nos bairros da periferia da cidade.