Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Balardin sugere semáforos de LED com temporizadores para pedestres

Balardin sugere semáforos de LED com temporizadores para pedestres

Em seu pronunciamento na última segunda-feira (13), o vereador Leandro Balardin (PSDB) sugeriu que a Prefeitura comece a substituir os semáforos da cidade por modelos mais modernos, equipados com módulos de LED e temporizadores para pedestres.

Balardin também apresentou indicação para que a Prefeitura realize campanhas de trânsito voltadas à conscientização dos motociclistas, referindo que os acidentes com motos já se tornaram uma constante nas rádios e jornais locais.

O parlamentar entende que tais medidas, além de necessárias, são responsabilidades impostas à Prefeitura pelo Código Nacional de Trânsito, o qual prevê a utilização dos valores arrecadados com as multas aplicadas aos motoristas na realização de melhorias, bem como de iniciativas de cunho educacional para a prevenção de acidentes. "O trânsito de Cachoeira é uma vergonha, só se vê pinturas de meio-fios e faixas de pedestres, que, em geral, duram poucos dias. Não se percebe investimentos significativos na melhoria do trânsito. Nossos semáforos são os mais antiquados, e não se vê uma licitação para substituí-los por modelos mais modernos, equipados com estrutura de LED e com temporizadores para pedestres. A Prefeitura precisa investir de forma mais efetiva na melhoria do trânsito da cidade", sugere o vereador ao comentar sua proposta.

SEMÁFOROS - De acordo com Balardin a nova tecnologia para semáforos que conta com várias unidades de LED, traz grandes vantagens. A primeira delas é que as luzes não perdem a força ao mesmo tempo. Isto é, no caso da incandescente, a lâmpada pode queimar de repente e a sinaleira ficar às escuras podendo causar acidentes, mas no caso do LED a queima não afeta totalmente a transmissão do sinal luminoso.

Outra vantagem apontada pelo vereador é a nitidez, já que a luminosidade é mais forte e brilhante, principalmente para os semáforos que ficam de frente para o sol.

E, por fim, Balardin observa que a economia no consumo de energia dos novos módulos de LED é de até 90%, se comparada com a lâmpada convencional, sem contar o índice de manutenção que é quase zero. "Em pouco tempo a economia gerada com o uso destes equipamentos acabaria cobrindo o seu próprio custo", observa.

MOTOBOYS - Outra indicação que o vereador aponta já estar fazendo pela terceira vez diz respeito ao cadastramento e à regulamentação dos motoboys. "Existe legislação federal que torna obrigatória a regulamentação dos serviços de transporte de pequenas cargas por motocicletas e assemelhados. Portanto, nosso município está, literalmente, em desacordo com a lei", afirma.